SóProvas


ID
5419885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

    Segundo o IMAZON, em abril de 2021, a Amazônia teve o maior registro de desmatamento para esse mês em uma década. 778 km2 de floresta foram devastados, o que representa um aumento de 45% em relação a abril de 2020.

Internet:  <https://g1.globo.com> (com adaptações). 

Com relação à Amazônia e aos possíveis desdobramentos da dinâmica econômica e ambiental desse bioma, julgue o item a seguir.


Em razão do aumento do desmatamento, o Brasil deixa de receber recursos financeiros internacionais destinados à preservação ambiental.

Alternativas
Comentários
  • infelizmente

  • Abastecido principalmente pela Noruega (93,8%) e Alemanha (5,7%), o fundo busca estimular ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento na Amazônia brasileira.

    Os doadores suspenderam o funcionamento do fundo quando o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, tentou reduzir o papel da sociedade civil no conselho que gere os repasses.

    FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/institutional-56906691

  • Bem subjetiva essa questão. O motivo não está diretamente ligado ao desmatamento, mas sim interesses econômicos.

  • Desmatamento é tema clássico e recorrente e num cenário aumento internacional da preocupação com o tema conhece-lo ganha maior relevância. Sobre o desmatamento no Brasil julgamos a afirmação. 

    Análise do item:

    A quantidade de áreas de cobertura vegetacional original na Amazônia brasileira ainda é tão grande que essa massa de floresta é capaz de atuar na regulação de fenômenos climáticos em escala global. Devido a isso o desmatamento no Brasil é processo acompanhado por cientistas de todo o mundo e amplamente criticado, sendo o país frequentemente alvo de sanções internacionais por deixar isto ocorrer de forma descontrolada. 

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO
  • SOBRE O ASSUNTO:

    https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/15/politica/1565898219_277747.html

  • Países como Noruega e Alemanha, estimulam ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento na Amazônia brasileira, por meio de financiamento. Os doadores suspenderam o funcionamento do fundo quando o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, tentou reduzir o papel da sociedade civil no conselho que gere os repasses.

    Certo