SóProvas


ID
5420716
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A experiência é o passado atual, aquele no qual acontecimentos foram incorporados e podem ser lembrados. Na experiência se fundem tanto a elaboração racional quanto as formas inconscientes de comportamento, que não estão mais, ou que não precisam mais estar presentes no conhecimento. Além disso, na experiência de cada um, transmitida por gerações e instituições, sempre está contida e é conservada numa experiência alheia. Nesse sentido, também a história é desde sempre concebida como conhecimento de experiências alheias. Algo semelhante se pode dizer da expectativa: também ela é ao mesmo tempo ligada à pessoa e ao interpessoal, também a expectativa se realiza no hoje, é futuro presente, voltando para o ainda não, para o não experimentado, para o que apenas pode ser previsto.”
(KOSELLECK, R. Futuro passado. Rio de Janeiro: Editora PUC- Rio: Contraponto, 2006.)

O historiador alemão Reinhardt Koselleck pensa o tempo histórico a partir do par analítico “espaço da experiência” e “horizonte de expectativa”. Na perspectiva do autor, como é identificado esse par analítico?

Alternativas
Comentários
  • As categorias de experiência e expectativa dão sentido a uma condição compartilhada por todos os , sem a qual seria possível conceber a . Estas categorias têm uma dimensão  que as define , fazendo com que sejam compreendidas como elementos que servem à compreensão histórica, mas não definem, nem permitem definir-se como, os próprios acontecimentos. Como categorias, não têm existência comprovada nas fontes históricas, mas servem à análise das próprias fontes, auxiliando na conceitualização e definição de fatos históricos. Ou seja, funcionam como Categorias Formais.