SóProvas


ID
5420725
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As últimas décadas no século passado no campo historiográfico foram marcadas pela noção de crise. Essa crise emerge segundo José Assunção Barros devido ao “[...] declínio de credibilidade de todas as ideias de que a História conduziria a algum destino melhor ou mais glorioso, como o triunfo da Razão, que havia sido previsto desde o Iluminismo, ou o reino da igualdade social prometido pelo Socialismo. A perda de esperanças ou convicções em um sentido da História – em um “telos”, para utilizar uma linguagem mais historiográfica – levaria todo um conjunto de historiadores a criticar modelos teleológicos da História.”
(BARROS, J. D. As crises recentes da Historiografia. Diálogos v.14, 2010.)

Assinale a alternativa que apresenta elementos da crise da historiografia.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • Como o autor expõe, a grande crise da historiografia foi alimentada pela virada linguística (em linguistic turn), chamada também em português de giro linguístico. Foi um importante desenvolvimento da  ocorrido durante o século XX, cuja principal característica é o  da  e de outras  primordialmente na relação entre filosofia e . Tudo que nós pensamos como 'realidade' é na verdade uma convenção de nomes e características, uma convenção que ela mesma é chamada de 'linguagem'. De fato, tudo fora da linguagem é por definição inconcebível (sem nome e significado) e portanto não pode invadir ou entrar na realidade humana, pelo menos não sem ser imediatamente apreendido e articulado pela linguagem.

    Outro fato foi o esgotamento das grandes narrativas explicativas. A partir da constatação da incapacidade da historiografia em responder às demandas do presente vem à tona a proposição de que a história teria chegado ao fim de suas capacidades . Esta proposição parte da ideia de que a historiografia chegou a um esgotamento de ordem política, referente à capacidade de intervenção crítica na realidade do presente, e um esgotamento intelectual, referente à capacidade de formular novas ideias e propor saídas criativas aos dilemas cotidianos. Tal esgotamento teria como sintoma a sensação de inacessibilidade do passado, relacionada à impossibilidade da construção de  sobre eventos , que por sua vez é causada pela superprodução de documentos e imagens sobre os eventos históricos.