SóProvas


ID
5420740
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A crise dos grandes paradigmas da época de esplendor não significou, como já dissemos, nenhum enfraquecimento da produção historiográfica, começando por seu próprio volume e nem mesmo um movimento de interpretação da disciplina, mas, muito pelo contrário, as coisas ocorreram no sentido da expansão, da busca, ao menos, de novos campos temáticos e também de certa dispersão e fragmentação das práticas.”
(AROSTEGUI, J. A pesquisa histórica. Bauru, SP: EDUSC, 2006.)

Nesse processo, emergiram novas vertentes historiográficas, dentre as quais uma das mais significativas foi a denominada História dos Conceitos. Qual afirmativa define essa perspectiva historiográfica?

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Errei, marquei D! Faz parte...

    Cuidado, é muita pegadinha! Bons estudos!

    -Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.

  • Gabarito: B

  • história dos conceitos (em alemão: Begriffsgeschichte), também chamada de história conceitual, é um campo da História voltado para a análise histórica dos conceitos.

    O primeiro problema teórico a ser esclarecido para a formulação da história dos conceitos foi a definição daquilo que deveria ser considerado um conceito, assim como a distinção formal entre conceito e palavra. Um conceito pode estar ligado a uma palavra, mas é simultaneamente sempre mais do que uma palavra, pois a palavra exprime apenas significados, enquanto o conceito inclui o contexto histórico.

    Os conceitos são, para Kosselleck, vocábulos nos quais se concentra uma multiplicidade de significados. Diferentemente da palavra, que pode ter o seu sentido definido de forma precisa pelo seu uso específico, o conceito se mantém sempre polissêmico.