SóProvas


ID
5421298
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Instrumento genérico de avaliação desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para fornecer um método padronizado de mensuração da saúde e deficiência de forma transcultural, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Escala de Hoehn e Yahr Modificada Escala de Estágios de Incapacidade de Hoehn e Yahr (HY – Degree of Disability Scale) é uma escala de avaliação da incapacidade dos indivíduos com DP capaz de indicar seu estado geral de forma rápida e prática. https://www.scielo.br › ... PDf Escala de Hoehn e Yahr Modificada Escala de Estágios de Incapacidade de Hoehn e Yahr (HY - Degree of Disability Scale) é uma escala de avaliação da incapacidade dos indivíduos com DP capaz de indicar seu estado geral de forma rápida e prática. Sua forma modificada compreende sete estágios de classificação para avaliar a gravidade da DP e abrange, essencialmente, medidas globais de sinais e sintomas que permitem classificar o indivíduo quanto ao nível de incapacidade. Os indivíduos classificados nos estágios de 1 a 3 apresentam incapacidade leve a moderada, enquanto os que estão nos estágios 4 e 5 apresentam incapacidade grave (17). Escala Sydney Foi usada pela primeira vez em 1984, para portadores da DP, se subdivide em 11 categorias, com um escore total de 89. As categorias compreendem itens como expressão facial, seborreia, sialorreia, fala, levantar-se de uma cadeira, postura, estabilidade postural, marcha, tremor e tremor postural, destreza digital e rigidez. Quanto menor a pontuação, melhor a condição do paciente (6). Escala unificada de avaliação da doença de Parkinson (UPDRS) Essa escala avalia os sinais, sintomas e determinadas atividades dos pacientes por meio do autorrelato e da observação clínica. É composta por 42 itens, divididos em quatro partes: atividade mental, comportamento e humor; atividades de vida diária (AVD's); exploração motora e complicações da terapia medicamentosa. A pontuação em cada item varia de 0 a 4, sendo que o valor máximo indica maior comprometimento pela doença e o valor mínimo indica tendência à normalidade (18, 19).
  • Comentários de @mauriciomaia.fisioterapia - conteúdo para concursos em fisioterapia no instagram

    Alternativa: C

    A) Escala funcional de extremidade inferior: é Lower Extremity Functional Scale (LEFS) é um instrumento de medição para o membro inferior, criado por Binkley et al. (1999), que avalia o nível de dificuldade em realizar atividades da vida diária. Avalia, portanto, o constructo de função física. Este instrumento de medição é específico da região do corpo e consiste em 20 itens, cada um dos quais é pontuado numa escala de cinco pontos, de zero a quatro.

    B) Escala de Sydney: voltada a portadores da doença de parkinson, se subdivide em 11 categorias, com um escore total de 89.

    C) World Health Disability Assessment Schedule (WHODAS 2.0): Note que “WHO” nada mais é que OMS em inglês a questão foi dada. É baseado em 6 domínios específicos diretamente ligada aos conceitos da CIF (Classificação internacional de Funcionalidade).

    D) Escala dos Estágios de Incapacidade de Hoehn e Yahr: Escala de Estágios de Incapacidade de Hoehn e Yahr (HY - Degree of Disability Scale) é uma escala de avaliação da incapacidade dos indivíduos com doença de parkinson capaz de indicar seu estado geral de forma rápida e prática