-
"Número do documento ou da pasta", ou seja, número do documento ou número da pasta (cadastro, matrícula...).
RESPOSTA: B (Método Numérico)
*Cuidado com o texto, pois no caso desse enunciado, se não prestar atenção acaba relacionando pasta com "nome"/alfabético.*
"É bastante utilizado, por exemplo, para a ordenação de pastas de funcionários, clientes, fornecedores e outras situações em que, para cada pessoa, é atribuído um número, como por exemplo o número de matrícula ou cadastro." Prof, Elvis Miranda. GranCursos.
-
Os métodos de arquivamento podem ser divididos em básicos e padronizados.
Métodos básicos: alfabético, geográfico, numérico, ideográfico e suas respectivas subdivisões.
Métodos padronizados: rôneo, soundex, mnemônico, variadex e automático.
Cada método de arquivamento possui um elemento principal a ser considerado na organização e a escolha vai depender do conjunto documental que se pretende organizar.
A questão busca o método que possui como elemento principal o número do documento ou da pasta. Esse número é atribuído de forma sequencial.
a) O método geográfico tem como elemento principal o local, a localização, um território. Errada.
b) O método numérico tem como elemento principal o número de entrada, que é o número sequencial do documento ou pasta. Certa.
c) Método alfabético tem como elemento principal o alfabeto. Errada.
d) O método específico é um método não mais utilizado, que tem como elemento principal o assunto do documento. Errada.
Gabarito do Professor: Letra B.
-
O enunciado já dá a resposta "...... de acordo com o número do documento ou da pasta ......."
Resposta: Método numérico
-
Questão que você lê e relê procurando a pegadinha...
-
Questão que você lê e relê procurando a pegadinha...
-
MÉTODO NUMÉRICO
Quando o principal elemento a ser considerado em um documento é o número, devemos adotar os seguintes métodos: numérico simples, numérico cronológico ou dígito terminal.
Numérico Simples: Atribui-se um número para cada correspondente (pessoa) a quem enviamos ou de quem recebemos correspondências, sejam de pessoa física ou jurídica. Como no momento da busca a procura acontecerá a partir de um nome, este método exige a adoção de um índice alfabético, também chamado onosmático (Relativo aos nomes próprios), que permitirá identificar o número de cada documento e, assim, possibilitar sua localização. É um método indireto.
Numérico Cronológico: Neste método os documentos são numerados em ordem cronológica de emissão. Assim, além da ordem numérica, observa-se também a data. É adotado em quase todas as repartições públicas. Numera-se o documento e não a pasta. O documento depois de autuado colocado numa capa cartolina, onde além do número de protocolo são transcritas outras informações, em geral, passa a ser denominado de processo. Além da ficha numérica, também chamada ficha de protocolo, devem ser preparados índices auxiliares (em fichas) alfabético-onomástico (Relativo aos nomes próprios), de precedência e de assunto para facilitar a recuperação da documentação.
Método Dígito-terminal:Esse método surgiu em decorrência da necessidade de serem reduzidos erros no arquivamento de grande volume de documentos, cujo elemento principal de identificação é o número. Os documentos são numerados sequencialmente, mas sua leitura apresenta uma peculiaridade que caracteriza o método: os números, dispostos em três grupos de dois dígitos cada um, são lidos da direita para a esquerda, formando pares.
Bons estudos
FRATERNO ABRAÇO!!!!!!!
-
Alternativa B para os não.assinantes.