SóProvas


ID
5422495
Banca
OMNI
Órgão
Conderg - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

 A Águia

A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver, cerca de 70 anos. Porém, para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão. Aos 40 anos, suas unhas estão compridas e flexíveis e já não conseguem mais agarrar as presas, das quais se alimenta.
O bico, alongado e pontiagudo, se curva. Apontando contra o peito, estão as asas, envelhecidas e pesadas, em função da grossura das penas, e, voar, aos 40 anos, já é bem difícil! Nessa situação a águia só tem duas alternativas: deixar-se morrer... ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e lá recolher-se, em um ninho que esteja próximo a um paredão. Um lugar de onde, para retornar, ela necessite dar um voo firme e pleno. Ao encontrar esse lugar, a águia começa a bater o bico contra a parede até conseguir arrancá-lo, enfrentando, corajosamente, a dor que essa atitude acarreta. Espera nascer um novo bico, com o qual irá arrancar as suas velhas unhas. 
Com as novas unhas ela passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses, "renascida", sai para o famoso voo de renovação, para viver, então, por mais 30 anos.

http://www.marco.eng.br/reflexoes/conteudo/1-Aguia

A forma verbal grifada em "Espera nascer um novo bico, com o qual irá ARRANCAR as suas velhas unhas ." pode ser classificada, no contexto em que está inserida, quanto à sua transitividade (Regência Verbal) como sendo:

Alternativas
Comentários
  • "Espera nascer um novo bico, com o qual irá ARRANCAR as suas velhas unhas ."

    Arrancar: verbo transitivo direto

    As suas velhas unhas: objeto direto

  • Gab. D

    ARRANCAR, no contexto, figura-se como VTD, pois liga-se ao seu complemento (objeto direto) sem preposição:

    Arrancar o quê? R: as orelhas (arrancar = VTD / as suas velhas unhas = Objeto Direto).

    A luta continua !