SóProvas


ID
5423062
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O líder apresenta características marcantes de personalidade por meio das quais pode influenciar o comportamento das demais pessoas e os resultados da organização. Segundo Chiavenato (2020), NÃO são traços característicos da personalidade de um líder:

Alternativas
Comentários
  • As teorias dos traços partem do pressuposto de que certas pessoas possuem uma combinação especial de traços de personalidade que podem ser utilizados para identificar futuros líderes potenciais, bem como para avaliar a capacidade de liderança. Assim, o líder apresenta características marcantes de personalidade por meio das quais pode influenciar o comportamento das demais pessoas.

    Cada autor especifica alguns traços característicos de personalidade que definem o líder:

    • ❚❚ Traços físicos: energia, aparência pessoal, estatura e peso.
    • ❚❚ Traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança.
    • ❚❚ Traços sociais: cooperação, habilidades interpessoais e habilidade administrativa.
    • ❚❚ Traços relacionados com a tarefa: impulso de realização, persistência e iniciativa.

    Chiavenato, I. (2014). Teoria Geral da Administração: Abordagens Prescritivas e Normas, Volume 1, 7th Edition.

  • Uma serie de características e qualidades em um indivíduo são avaliadas e mostram se ele é um líder ou não. Esses traços são divididos em 3 dimensões:

    Personalidade: Aqui é avaliada a maneira que a pessoa se porta perante outras pessoas e suas principais características, como coragem, audácia, autoconfiança, sensibilidade, sociabilidade, iniciativa, diplomacia entre outros.

    Aspectos físicos: Uma boa estrutura física, força, aparência e postura também eram considerados traços favoráveis a um líder nato.

    Habilidades intelectuais: Aqui avalia-se a inteligência, capacidade de comunicação com outras pessoas e os conhecimentos variados (como saber falar outras línguas, entender de matemática, artes e etc.).

    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Tra%C3%A7os_de_lideran%C3%A7a

  • GABARITO: LETRA

    ACRESCENTANDO:

    Chiavenato (2003: p. 123) afirma que, segundo a Teoria de Traços da Personalidade “em resumo, um líder deve inspirar confiança, ser inteligente, perceptivo e decisivo para ter condições de liderar com sucesso”. Então, as características únicas e especiais das quais o líder é dotado, segundo esta Teoria podem se referir a traços físicos, sociais e comportamentais. O que eleva o líder a condição de iluminado, como aquele predestinado, dotado de traços incomuns às demais pessoas que, portanto, devem ser lideradas. Cumpre trazer a discussão então as críticas à Teoria de Traços da Personalidade. Em primeiro esta Teoria é criticada por não considerar a relevância dos traços e características do líder individualmente, isto é, “nem todos os traços são igualmente importantes na definição de um líder, pois alguns deveriam ter maior realce do que outros” (CHIAVENATO, 2003: p. 124).

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a teoria dos traços de personalidade. Neste caso, marquemos a alternativa que não remete ao um traço de personalidade.

    Antes de passarmos à alternativa correta, pensemos no que consiste, exatamente, a Teoria dos Traços de Personalidade.

    A Teoria dos Traços consiste em diferenciar líderes dos não-líderes com base nas qualidades e características pessoais. Conforme leciona Chiavenato (2014), são consideradas traços:

    • físicos
    • intelectuais
    • sociais
    • relacionados com a tarefa

    Podemos concluir, portanto, que a alternativa "C" é a que atende ao comando da questão.

    GABARITO: C

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração: Abordagens Prescritivas e Normativas. 7. São Paulo: Manole, 2014

  • Teoria dos traços: algumas pessoas já nascem com características de lider, como: inteligencia, aspectos fisicos e personalidade (traços relacionados a tarefa)

  • Segundo Ribas (2015, apud HERSEY e BLANCHARD, 1986), liderança “é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para realização de um objetivo, em determinada situação".

    Além disso, segundo ROBBINS (2005), liderança é a “capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos".

    Assim, podemos depreender que a liderança baseia-se no relacionamento entre líderes e subordinados.

    Nesse contexto, há quem diga que algumas pessoas já nascem com o “dom" de liderança, com traços em suas personalidades que identificam esse “dom". A Teoria dos Traços acredita que essas pessoas nasceram para serem líderes. Segundo essa teoria, a qual começou na década de 40, a liderança era considerada algo nato, não podendo ser desenvolvida e os traços mais comumente apontados pelas pesquisas foram: físicos, intelectuais, sociais e relacionados com a tarefa.

    Em face do exposto, ao analisar as alternativas apresentadas pela questão, podemos afirmar que a alternativa que não apresenta um traço característico do líder é a letra C, “traços de aprendizagem".


    Fontes:

    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.

    RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Método, 2015.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Teoria dos traços= "ou você nasceu líder ou nasceu para ser liderado"