SóProvas


ID
5423233
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A hiperlipidemia constitui uma importante causa de arterosclerose e de doenças associadas, como coronariopatia, doença vascular cerebral isquêmica e doença vascular periférica.

Em relação ao tratamento farmacológico da dislipidemia, é correto afirmar que as/a

Alternativas
Comentários
  • F: A) estatinas são os agentes menos efetivos e seguros para o tratamento da dislipidemia. O principal efeito adverso de importância clínica associado ao seu uso é a diarreia. AS ESTATINAS NÃO OS MAIS EFETIVOS E TEM COMO PRINCIPAL EFEITO ADVERSO DAS ESTATINAS É RABDOMIÓLISE E MIOPATIA.

    V: B) niacina aumenta os níveis de HDL-C, além de reduzir os triglicerídios, os níveis de LDL-C e Lp(a). No entanto, dois efeitos adversos que limitam o seu uso são o rubor e a dispepsia.

    F: C) sinvastatina e a atorvastatina inibem a absorção do colesterol pelos enterócitos no intestino delgado e constituem uma alternativa eficaz e segura para crianças e mulheres grávidas. INIBEM A HMG-CoA REDUTASE E É CONTRAINDICADO NA GRAVIDEZ.

    F: D) ezetimiba é o primeiro composto aprovado para reduzir os níveis de colesterol total e LDL-C. Esse fármaco é um inibidor competitivo da 3-hidroxi-3-metilglutaril coenzima A (HMG-CoA) redutase, que catalisa uma etapa inicial e limitante de velocidade na biossíntese do colesterol. INIBE A ABSORÇÃO DE COLESTEROL NO INTESTINO.