Item por item..
A - ERRADO - é o aumento da ingestão de proteínas que aumenta a produção de sais de amônia, devendo sua ingesta ser adequada às capacidades metabólicas do fígado afetado.
B - ERRADO - não há relação entre correntes de ar e diminuição da demanda metabólica. A presença de asterixe ou flapping podem ser solucionadas com o tratamento padrão para encefalopatia hepática.
C - GABARITO - devemos controlar a ingesta de proteínas (não podemos zerar as proteínas, são fundamentais na síntese muscular e diversas outras funções. No fígado afetado, seu metabolismo é lentificado e há conversão em sais de amônio das proteínas em excesso. É o nosso item correto. Segue um bizu para seu resumo (Brunner + Fernanda Barbosa Gran Cursos):
Manejo da insuficiência hepática
➔ Administrar lactulose para reduzir níveis sérios de amônia (EC - diarreia - monitorar para hipopotassemia e desidratação)
➔ Glicose IV para minimizar degradação proteica.
➔ Vitaminas para corrigir deficiências e desequilíbrios eletrolíticos (especialmente potássio)
➔ Se necessário, ATB - neomicina, metronidazol e rifaximina a fim de reduzir níveis de bactérias formadoras de amônia no cólon. Nenhum benefício no longo prazo.
➔ Diminuir consumo de proteínas
➔ Sedativos, tranquilizantes e analgésicos podem precipitar encefalopatia, devendo ser interrompidos.
➔ Podem ser administrados antagonistas benzodiazepínicos (flumazenil)
D - ERRADO - mesmo que os benzodiazepínicos estejam indicados em situações onde há comprometimento do humor do paciente, são totalmente contraindicados na avaliação neurológica, pois afetam o real estado do paciente, que deve ser documentado em prontuário e nos demais registros de enfermagem para correto proceder do processo de enfermagem.
BONS ESTUDOS. TODO ESFORÇO SERÁ RECOMPENSADO!!