SóProvas


ID
542407
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para o diagnóstico de enfermagem de distúrbios dos processos de raciocínio relacionados à deterioração da função hepática e ao aumento sérico de amônia, considerar que

Alternativas
Comentários
  • Uma das ações de enfermagem deve ser a restrição de proteína na dieta, conforme prescrito, com o objetivo de prevenir o acúmulo de amônia proveniente do metabolismo de alimentos protéicos.
    Também deve manter um ambiente aquecido e sem correntes de ar a fim de previnir o tremor e reduzir as demandas metabólicas.
    Proteger contra os risco de infecção, ao contrário do que foi dito nas alternativas acima, diminui as demandas calóricas e, consequentemente as necessidades de carboidratos.
    Também deve ser evitado o uso de barbitúricos e opióides, pois estes medicamentos podem mascarar os sintomas do coma hepático e pode ocorrer uma superdosagem dos medicamentos devido à reduzida capacidade do fígado prejudicado de metabolizar narcóticos e barbitúricos.
    Assim, a resposta correta é a letra C, pois a dieta deve ser oferecida ao cliente com esse distúrbio de forma fracionada com carboidratos e com quantidade de proteínas compatíveis com a capacidade do fígado para metabolizá-las, promovendo assim um consumo adequado de nutrientes para as demandas energéticas poupando a proteína para clivagem e produção de energia.
    (Fonte:http://www.ebah.com.br/content/ABAAAehX4AF/condutas-enfermagem-cliente-com-cirrose-hepatica)
  • Item por item..

    A - ERRADO - é o aumento da ingestão de proteínas que aumenta a produção de sais de amônia, devendo sua ingesta ser adequada às capacidades metabólicas do fígado afetado.

    B - ERRADO - não há relação entre correntes de ar e diminuição da demanda metabólica. A presença de asterixe ou flapping podem ser solucionadas com o tratamento padrão para encefalopatia hepática.

    C - GABARITO - devemos controlar a ingesta de proteínas (não podemos zerar as proteínas, são fundamentais na síntese muscular e diversas outras funções. No fígado afetado, seu metabolismo é lentificado e há conversão em sais de amônio das proteínas em excesso. É o nosso item correto. Segue um bizu para seu resumo (Brunner + Fernanda Barbosa Gran Cursos):

    Manejo da insuficiência hepática

    ➔ Administrar lactulose para reduzir níveis sérios de amônia (EC - diarreia - monitorar para hipopotassemia e desidratação)

    ➔ Glicose IV para minimizar degradação proteica.

    ➔ Vitaminas para corrigir deficiências e desequilíbrios eletrolíticos (especialmente potássio)

    ➔ Se necessário, ATB - neomicina, metronidazol e rifaximina a fim de reduzir níveis de bactérias formadoras de amônia no cólon. Nenhum benefício no longo prazo.

    ➔ Diminuir consumo de proteínas

    ➔ Sedativos, tranquilizantes e analgésicos podem precipitar encefalopatia, devendo ser interrompidos.

    ➔ Podem ser administrados antagonistas benzodiazepínicos (flumazenil)

    D - ERRADO - mesmo que os benzodiazepínicos estejam indicados em situações onde há comprometimento do humor do paciente, são totalmente contraindicados na avaliação neurológica, pois afetam o real estado do paciente, que deve ser documentado em prontuário e nos demais registros de enfermagem para correto proceder do processo de enfermagem.

    BONS ESTUDOS. TODO ESFORÇO SERÁ RECOMPENSADO!!