SóProvas


ID
542440
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os sistemas de informação têm o objetivo de facilitar a formulação e avaliação das políticas e dos planos e programas de saúde, subsidiando o processo de tomada de decisões. Em relação ao SINAN, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória (Portaria GM/MS Nº 104, DE 25 DE JANEIRO DE 2011), mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região, como varicela no estado de Minas Gerais ou difilobotríase no município de São Paulo.


    http://www.renastonline.org/temas/sistema-nacional-agravos-notifica%C3%A7%C3%A3o-sinan

  • O Sistema de Informações de Agravos de Notificação – SINAN foi gradualmente implantado no país de 1990 até 1993. Em 1998 os instrumentos de coleta, fluxo e software foram redefinidos. É usado em todos os municípios do país. O número de doenças e agravos contemplados pelo SINAN vem aumentando e não diminuindo como coloca a alternativa A. A notificação negativa é realizada por todas as unidades notificantes, caso não ocorra nenhuma doença a ser notificada, encaminham a notificação negativa seguindo o mesmo fluxo das fichas de notificação individual de casos. O sistema é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória, mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região. Ou seja, a alternativa C está correta. O encerramento das investigações dos casos suspeitos ou confirmados de sarampo e rubéola deve ocorrer até o prazo de 60 dias da data de notificação e a Síndrome da Rubéola Congênita até 180 dias após a data de nascimento. A falta de encerramento dos casos de notificação compulsória nacional, após 60 (sessenta) dias do prazo estipulado acarreta na suspensão das transferências de recursos. Ou seja, no caso do sarampo e rubéola, acaba tendo um prazo máximo de 120 dias. A base de dados do SINAN é sistematizada segundo níveis de interesse: agravos compulsórios e agravos de interesse nacional; agravos de interesse estadual e municipal. Essas listas são sistematicamente revistas sendo que, a lista de notificação nacional vem aumentado com o passar dos anos. Resposta C. Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Sistema de Informação de Agravos de Notifi cação – Sinan: normas e rotinas / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 2. ed. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2007.
  • O encerramento das investigações referentes aos casos notificados como suspeitos e/ou confirmados deve ocorrer até o prazo máximo de 60 dias da data de notificação, exceto:

     

    Sarampo e rubéola

    30 dias da data de notificação

     

    FONTE:

    Guia de Vigilância Epidemiológica – 6ª edição (2005) – 2ª reimpressão (2007)

    Série A. Normas e Manuais Técnicos [Link Livre para o Documento Original http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Guia_Vig_Epid_novo2.pdf ]

  • O Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan é alimentado, PRINCIPALMENTE , pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória.

    A questão não coloca PRINCIPALMENTE e o Sistema de Informação de Agravos de Notificação pode receber também notificação negativa.

    Essa questão deveria ser anulada.