SóProvas


ID
5425111
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Constituição Federal prevê que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá a diversos princípios. Assinale abaixo o único princípio que está correlacionado com a função administrativa do Estado brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • Oficialidade, pq age de ofício e não precisa de autorização do poder judiciário, para revogar ou anular seus próprios atos.

  • Dentre as opções fornecidas pela Banca, a única que apresenta, corretamente, hipótese de princípio informativo do exercício da função administrativa vem a ser a letra C, que traz o princípio da oficialidade.

    Com efeito, de acordo com este postulado, a Administração pode agir de ofício, não dependendo, pois, da provocação de particulares para que possa dar atendimento aos interesses públicos. Cuida-se de princípio especialmente relevante no âmbito dos processos administrativos, porquanto permite que o Poder Público os instaure e os impulsione ex officio, até decisão final, independentemente das iniciativas e do impulso promovido por outras partes. Também com apoio neste postulado, a Administração tem liberdade para a produção de provas necessárias à obtenção da verdade real.

    No ponto, confiram-se, por relevantes, os seguintes dispositivos da Lei 9.784/99, que disciplina os processos administrativos federais:

    "Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    (...)

    XII - impulsão, de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados;

    (...)

    Art. 5o O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

    (...)

    Art. 29. As atividades de instrução destinadas a averiguar e comprovar os dados necessários à tomada de decisão realizam-se de ofício ou mediante impulsão do órgão responsável pelo processo, sem prejuízo do direito dos interessados de propor atuações probatórias."

    Com estas considerações, confirma-se como correta apenas a letra C, que traz o princípio da oficialidade.


    Gabarito do professor: C

  • Simplificando....

    A questão requer conhecimentos sobre os princípios.

    • Diz a questão, a Constituição Federal prevê que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá a diversos princípios. Assinale abaixo o único princípio que está correlacionado com a função administrativa do Estado brasileiro.

    Alternativa correta é a letra "C" Princípio da oficialidade!

    • Princípio da oficialidade, atua pelo dever da Administração Pública em impulsionar o procedimento de forma automática, sem prejuízo da atuação dos interessados.
  • Princípio da oficialidade está presente na Lei 9.784

  • confesso que acertei, por que era a única que eu conhecia kkkkk

  • Princípio da oficialidade ou impulso oficial: "impulsão, de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados"

    Um dos princípios/critérios elencados no art. 2º, parágrafo único, da Lei 9784/1999.

    Mazza, Alexandre. Manual de Direito Administrativo (Locais do Kindle 26896-26897). Editora Saraiva. Edição do Kindle. 

  • Princípio da oficialidade

    Este é o princípio que consiste na atribuição de impulso oficial à Administração, cabendo a ela a função de conduzir o andamento do processo administrativo, adotando todas as medidas necessárias à sua adequada instrução, visando a uma decisão final justa.

  • Gab C

    O princípio da oficialidade caracteriza-se pelo DEVER da Administração Pública em impulsionar o procedimento de forma automática, sem prejuízo da atuação dos interessados. Este princípio aplica-se ao processo administrativo, previsto no Brasil no art. 2°, parágrafo único, XII, da lei 9.784/99

    correlacionada com a função administrativa, ou seja, com o processo adm