SóProvas


ID
542608
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo.

I. Quando não existe um projeto definido, no caso do uso de projeto básico ou falta de caderno de encargos, adota-se a contratação pelo preço unitário.

II. O preço global é mais vantajoso quando existem todas as especificações do projeto, incluindo um projeto executivo e o respectivo caderno de encargos.

III. A Lei de Licitações deixa claro que quanto maior o detalhamento de um caderno de encargos maiores são as chances de desvios e adendos ao contrato final.

IV. Para a licitação de uma obra, o projeto básico adéqua-se ao uso de preço global, enquanto que o caderno de encargos adéqua-se ao preço unitário.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • a afirmativa III. A Lei de Licitações deixa claro que quanto maior o detalhamento de um caderno de encargos maiores são as chances de desvios e adendos ao contrato final é insensata. Quanto maior o detalhamento de um caderno de encargos, por lógica, menores são as chances de desvios e adentos ao contrato final, pois a razão das especificações e detalhamento advém da objetivo em desestimular desvios e corrupções de recursos públicos.

    Logo, por eliminação, apenas a alternativa a) serve como correta.
  • São admitidos somente quatro regimes de execução indireta de obras e serviços (art. 10 da Lei nº8666/93):


    empreitada por preço global: quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total; é o regime usual na construção de um prédio.


    empreitada por preço unitário: quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas; é o regime usual na construção ou repercução de estradas;


    tarefa: quando se ajusta mão-de-obra para pequenos trabalhohs por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais; por exemplo, frentes de serviços de limpeza e conservação;


    empreitada integra: quando se contrata o empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, atendidos os requisitos técnicos e legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional e com as catacterísticas adequadas às finalidades para que foi contratada.

  • letra a 

     

    Vamos indicar para comentário do professor.

  • gabarito: A

    VIII – EXECUÇÃO INDIRETA - a que o órgão ou entidade contrata com terceiros sob qualquer dos seguintes regimes:                    

    a) empreitada por preço globAL - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e totAL;

    b) empreitada por preço UNItário - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de UNIdades determinadas;

    d) Tarefa - quando se ajusta mão-de-obra para pequenos Trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais

    e) Empreitada Integral - quando se contrata um empreendimento em sua Integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, atendidos os requisitos técnicos e legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional e com as características adequadas às finalidades para que foi contratada;