SóProvas


ID
5426104
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sobre a febre maculosa brasileira, escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) É uma doença infecciosa febril crônica, transmitida por carrapatos, de gravidade variável, que pode cursar com formas leves e atípicas até formas mais graves, com baixa taxa de letalidade.
( ) No Brasil, os principais vetores e reservatórios são os carrapatos do gênero Amblyomma. Entretanto, potencialmente, qualquer espécie de carrapato pode ser reservatório de riquétsias. Os equídeos, roedores, como a capivara (Hydrochaeris hydrochaeris), e marsupiais, como o gambá (Didelphis sp), têm importante participação no ciclo de transmissão da febre maculosa e há estudos recentes sobre o envolvimento desses animais como amplificadores de riquétsias, assim como transportadores de carrapatos potencialmente infectados.
( ) Reação de imunofluorescência indireta é o método sorológico mais utilizado para o diagnóstico das riquetsioses. Em geral, os anticorpos são detectados a partir do 7º até o 10º dia de doença. Os anticorpos IgM são considerados específicos e não apresentam reação cruzada com outras doenças (dengue, leptospirose, entre outras).
( ) Cultura com isolamento da riquétsia é o método diagnóstico ideal. O isolamento do agente etiológico é feito a partir do sangue (coágulo) ou de fragmentos de tecidos (pele e pulmão obtidos por biópsia) ou de órgãos (pulmão, baço, fígado obtidos por necropsia), além do carrapato retirado do paciente. O vetor coletado deverá ser acondicionado em frasco apropriado e encaminhado ao laboratório de referência para ixodídeos.

Está CORRETA, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.

  • (F) Elevada Taxa de letalidade.

    (F) Em geral, os anticorpos são detectados a partir do 7oao 10odia de doença. Os anticorpos IgM podem apresentar reação cruzada com outras doenças (dengue, leptospirose, entre outras) ...

  • ALTERNATIVA B

    GUIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE - VOLUME ÚNICO - MINISTÉRIO DA SAÚDE - 3 EDIÇÃO -2019

    Descrição

    A febre maculosa brasileira é uma doença infecciosa febril aguda, de gravidade variável, cuja apresentação clínica pode variar desde as formas leves e atípicas até formas graves, com ELEVADA TAXA DE LETALIDADE. 

    Reservatório

    No Brasil, os principais reservatórios da R. rickettsii são carrapatos do gênero Amblyomma, tais como o A. cajennense, A. cooperi (dubitatum) e o A. aureolatum. Entretanto, potencialmente qualquer espécie de carrapato pode ser reservatório, como ocorre com o Haemaphysalis leporispalustris (carrapato do coelho).

    Os equídeos, roedores, como a capivara (Hydrochaeris hydrochaeris), e marsupiais, como o gambá (Didelphus sp), têm importante participação no ciclo de transmissão da febre maculosa e há estudos recentes sobre o envolvimento desses animais como reservatórios ou amplificadores de Rickettsia, assim como transportadores de carrapatos potencialmente infectados.

    Diagnóstico laboratorial

    Exames específicos (Anexo A)

    Pesquisa indireta por métodos imunológicos

    Reação de imunofluorescência indireta (RIFI)é o método sorológico mais utilizado para o esclarecimento diagnóstico das rickettsioses, [...] Em geral, os anticorpos são detectados a partir do 7o ao 10o dia de doença. Os anticorpos IgM PODEM APRESENTAR REAÇAO CRUZADA com outras doenças (dengue, leptospirose, entre outras) e, portanto, devem ser analisados com critério. 

    Pesquisa direta da Rickettsia

    Isolamento – a cultura com isolamento da Rickettsia é o método diagnóstico ideal. O isolamento do agente etiológico é feito a partir do sangue (coágulo) ou de fragmentos de tecidos (pele e pulmão obtidos por biópsia) ou de órgãos (pulmão, baço, fígado obtidos por necrópsia), além do próprio carrapato retirado do paciente. [...] Em relação ao vetor coletado, o mesmo deverá ser acondicionado em frasco com propiletílico e encaminhado ao laboratório de referência para ixodides.