SóProvas


ID
5428477
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-ES
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

A sociedade empresária Alfa, situada no Estado do Espírito Santo e que atua na comercialização de peças de automóveis, contratou a importadora WW, situada no Estado de Minas Gerais, para que realizasse a prestação de serviço afeto ao despacho aduaneiro de mercadorias. As mercadorias assim importadas seriam comercializadas nos estabelecimentos de Alfa, todos situados no Estado do Espírito Santo. O desembaraço aduaneiro, no entanto, foi realizado no Estado do Rio de Janeiro.
À luz da sistemática constitucional vigente e da narrativa apresentada, assinale a opção que indica o sujeito ativo da obrigação tributária do imposto sobre a circulação de bens e serviços de qualquer natureza.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - LETRA D

    Fundamento: CF/88

    Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre:

    (...)

    II - operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior;  [ICMS]

    (...)

    § 2º O imposto previsto no inciso II [ICMS] atenderá ao seguinte: 

    (...)

    IX - incidirá também:

    a) sobre a entrada de mercadoria importada do exterior, ainda quando se tratar de bem destinado a consumo ou ativo fixo do estabelecimento, assim como sobre serviço prestado no exterior, cabendo o imposto ao Estado onde estiver situado o estabelecimento destinatário da mercadoria ou do serviço;

    No caso da questão, ficou claro que as mercadorias importadas seriam comercializadas nos estabelecimentos de Alfa, todos situados no Estado do Espírito Santo, sendo este, portanto, o sujeito ativo da relação tributária.

  • O sujeito ativo da obrigação tributária de ICMS incidente sobre mercadoria importada é o Estado-membro no qual está domiciliado ou estabelecido o destinatário legal da operação que deu causa à circulação da mercadoria, com a transferência de domínio.

    STF. Plenário. ARE 665134, Rel. Min. Edson Fachin, julgado em 27/04/2020 (Repercussão Geral – Tema 520) (Info 978).

  • GABARITO: D

    [...] O sujeito ativo da obrigação tributária de ICMS incidente sobre mercadoria importada é o Estado-membro no qual está domiciliado ou estabelecido o destinatário legal da operação que deu causa à circulação da mercadoria, com a transferência de domínio. [...] STF. ARE 665134 RG. Rel. Min. Edson Fachin. DJe-123 de 19-05-2020

  • Quando o china da sua cidade compra as películas de celular pelo aliexpress, todo dia ele recolhe o imposto das mesmas para o estado que ele se encontra.

  • Pontos Importantes da Questão:

    ·        Indicar o Sujeito Ativo da operação referente ao ICMS.

    ·        Operação de importação realizada entre com a participação de três estados (ES, MG e RJ).

    ·        O produto foi solicitado por empresa sediada no Estado de ES para Comercialização.

    Análise:

    A resposta é letra D, pois de acordo o posicionamento do STF, o sujeito ativo da relação jurídico-tributária é o Estado onde estiver situado o domicílio ou o estabelecimento do destinatário jurídico da mercadoria (alínea "a" do inciso IX do § 2o do art. 155 da CF) não importando onde aconteceu o desembaraço aduaneiro.

    Posicionamento STF, RE 299.079/RJ, Primeira Turma, Rel. Min. Carlos Britto, Julgamento em 30/06/2004.

  • A questão demanda conhecimento jurisprudencial acerca da cobrança do ICMS. 

    Acerca da temática, o STF decidiu que: 
    "[...] O sujeito ativo da obrigação tributária de ICMS incidente sobre mercadoria importada é o Estado-membro no qual está domiciliado ou estabelecido o destinatário legal da operação que deu causa à circulação da mercadoria, com a transferência de domínio. [...] STF. ARE 665134 RG. Rel. Min. Edson Fachin. DJe-123 de 19-05-2020)".

    Logo, como o destinatário da operação está no Espírito Santo, desse Estado será a competência para a exação tributária.


     Gabarito da questão: letra "D".