SóProvas


ID
542959
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Um procedimento de controle de qualidade foi planejado para garantir uma proporção máxima (p) de 10% de itens defeituosos na produção. A cada uma hora sorteia-se uma amostra de 4 peças da produção e havendo mais do que 1 peça defeituosa nesta amostra a produção é parada para verificação. A probabilidade de se parar a produção desnecessariamente, quando p = 0,10, está dentro do intervalo

Alternativas
Comentários
  • Probabilidade de nenhum item defeituoso na amostra = 0,9^4

    Probabilidade de exatamente 1 item defeituoso na amostra = C4,1 * ( 0,9^3) * 0,1

    Soma das probabilidades anteriores = 0,9477

    A probabildiade que é perguntada da questão é : 1 - 0,9477 = 0,0523, alternativa C

    Isso é assim pq ele perguta a probabilidade de se parar a produção, que ocorre quando mais de 1 item é defeituoso!!!!
  • Questão anulável. Em nenhum momento, foi dito que a seleção era com reposição.
  • Além do problema nao ter explicitado que é com reposicao. Pecou por deixar o entendimento nas entrelinhas: em uma produção depreende-se que a amostragem é sem reposicao. Não faz sentido voce avaliar se um item tem ou nao defeito e voltar com ele para amostra.

    Imagina uma amostra com 100 objetos, dentre os quais, 99 sao perfeitos, e somente 1 tenha defeito. Sao feitas 2 averiguacoes (com reposicao), e acontece de nessas 2 averiguacoes, pegarmos justamente o objeto defeituoso. Aí concluiríamos que o lote está 100% comprometido, quando na verdade, só há uma peça com defeito dentre 100. Portanto, não faz sentido que seja uma amostragem com reposição. O que se pode inferir das entrelinhas é que trata-se de uma amostragem sem reposição:

    Mais um motivo para questão ter sido anulada.