SóProvas


ID
5430298
Banca
IDECAN
Órgão
PC-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

É correto afirmar que o Presidente ficará suspenso de suas funções

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: LETRA A

    Questão que versa sobre a Responsabilidade do Presidente da República.

    Art. 86. Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.

        § 1º O Presidente ficará suspenso de suas funções:

            I - nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal;

    Art. 86, § 1º, I - CF/88.

  • Gabarito A.

    Art. 86. Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade (erro da letra B).

  • Erro da B.

    Nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal, após a admissão da acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados.

  • GABARITO - A

    Nas Infrações penais comuns - Recebida a denúncia ou a queixa pelo STF.

    Nos crimes de Responsabilidade - após Instaurado o processo pelo Senado Federal

    Período - 180 dias

  • Gabarito Letra A

    Art. 86. Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade

  • GABARITO LETRA A

    DICA!

    --- > Crimes comuns:

     > Admissibilidade: Câmara (2/3).

    > Suspensão: Recebida a denuncia ou queixa pelo STF

    > Julgamento: Supremo tribunal federal.

    --- >  Crimes de responsabilidade

    > Admissibilidade: Câmara (2/3).

    > Suspensão: Instaurado o processo pelo senado federal.

    > Julgamento: Senado federal.

  • ADENDO

    -Hipóteses de Afastamento do PR --> Ficará suspenso o PR de suas funções:

     I – nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo STF;

     II – nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado.

    • Decorrido o prazo de 180 dias, se o julgamento não estiver concluído, cessará o afastamento, sem prejuízo do regular prosseguimento do processo.

  • O Comum recebe

    O Responsavel instaura

  • Presidente da República comete o crime:

    • Crime comum: STF ( afastamento após recebimento da denúncia ou queixa )
    • Crime de responsabilidade: Senado ( afastamento após instauração do processo )
    • Tempo de afastamento: 180 dias
    • Admissibilidade: 2/3 Câmara dos Deputados
  • A questão exige conhecimento acerca do Poder Executivo e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante à suspensão do Presidente da República de suas funções. Vejamos:

    a) nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia pelo Supremo Tribunal Federal, após a admissão de acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 86, § 1º, I, CF: Art. 86. Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade. § 1º O Presidente ficará suspenso de suas funções: I - nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal;

    b) nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Congresso Nacional, após a admissão da acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados.

    Errado. A instauração do processo ocorre no Senado Federal e não no Congresso Nacional, nos termos do art. 86, § 1º, II, CF: Art. 86. Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade. § 1º O Presidente ficará suspenso de suas funções: II - nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal.

    c) nas infrações penais comuns, se recebida a queixa-crime pelo Senado Federal, após a admissão da acusação contra o Presidente da República, por maioria simples da Câmara dos Deputados.

    Errado. A denúncia ou queixa-crime deve ser recebida pelo STF (e não pelo Senado Federal), além disso é necessário quórum qualificado de 2/3 da Câmara dos Deputados (e não maioria simples), vide item "A".

    d) no caso de violação à lei orçamentária se aceito o pedido para julgamento do processo de impeachment pelo presidente da Câmara dos Deputados, após a admissão da acusação contra o Presidente da República, por um terço da Câmara dos Deputados.

    Errado. O item trouxe hipótese de crime de responsabilidade, nos termos do art. 85, VI, CF e a admissibilidade ocorre mediante quórum qualificado de 2/3 da Câmara dos Deputados e seu julgamento no Senado Federal, vide item "b", oportunidade em que o Presidente da República ficará suspenso.

    e) nos crimes de responsabilidade após a emissão de parecer favorável à continuidade do processo de impeachment analisado por uma comissão composta por integrantes da Câmara dos Deputados.

    Errado. O Presidente ficará suspenso, nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado Federal, vide item "b".

    Gabarito: A

  • GABARITO LETRA A.

    • A) GABARITO. nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia pelo Supremo Tribunal Federal, após a admissão de acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados.
    • B) nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Congresso Nacional, após a admissão da acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados. (a instauração do processo ocorre na Câmara dos Deputados, Art. 51, I, CF/88. Compete privativamente à Câmara dos Deputados: I - autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado;)
    • C) nas infrações penais comuns, se recebida a queixa-crime pelo Senado Federal, após a admissão da acusação contra o Presidente da República, por maioria simples da Câmara dos Deputados. (Quem recebe queixa-crime é o STF)
    • D) no caso de violação à lei orçamentária se aceito o pedido para julgamento do processo de impeachment pelo presidente da Câmara dos Deputados, após a admissão da acusação contra o Presidente da República, por um terço da Câmara dos Deputados. (são 2/3)
    • E) nos crimes de responsabilidade após a emissão de parecer favorável à continuidade do processo de impeachment analisado por uma comissão composta por integrantes da Câmara dos Deputados.(a votação para admissão da acusação é realizada no Plenário da Câmara)
  • Olá pessoal!

    A questão cobra do candidato conhecimento da letra seca da Constituição no que se refere a suspensão do Presidente da República.

    Vejamos as alternativas:

    b) ERRADA, segundo o art. 86, a instauração do processo se dará no Senado Federal:

    "Art. 86. Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.";

    c) ERRADA, nos crimes comuns será competência do Supremo Tribunal Federal, bem como, o quórum qualificado de 2/3 da Câmara dos Deputados para admissão;

    d) ERRADA, o quórum é de 2/3 da Câmara como já dito, bem como, o julgamento será presidido pelo presidente do Senado Federal;

    e) ERRADA, o Presidente fica suspenso pela instauração do processo.

    GABARITO LETRA A) conforme art. 86, § 1º, inciso I:

    " Art. 86. Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.

    § 1º O Presidente ficará suspenso de suas funções:

    I - nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal;".






















  • Grupo de Estudo para carreiras Policiais

    Quem Quiser me chama no whatsapp 041 87 9 9658 5302

    Grupo com focos para pessoas que querem realmente realizar os seus objetivos e serem Aprovados

    RESUMOS

    SIMULADOS

    QUESTOES