A A oração “Ela tinha fabuloso raciocínio e inteligência” está correta, pois é possível que o adjetivo “fabuloso”, anteposto aos substantivos “raciocínio” e “inteligência”, concorde com o substantivo mais próximo a ele. CORRETA, pois é possível que haja a concordância nominal atrativa, ou seja, concordância com somente um termo da oração (o mais próximo) e não com todos.
Ex.: A moto e o carro bonito.
B A oração “Sua alegria e seu entusiasmo eram animadores” está incorreta, pois o adjetivo posposto aos substantivos e que funciona como predicativo de um sujeito composto não pode concordar com os dois substantivos. Na realidade, está correta, pois a regra geral da concordância nominal é exatamente essa, que o adjetivo deve concordar com os substantivos a que se refere.
C A oração “É proibida entrada” está correta, pois a concordância entre “proibida” e “entrada” é obrigatória, uma vez que o substantivo “entrada” não está acompanhado do artigo “a”. A oração está incorreta, pois só ocorreria a concordância nominal de "proibido" com "entrada" se houvesse o artigo. Por isso, o correto é "É proibido entrada".
D A oração “A refeição está incluso neste preço” está correta, pois o adjetivo “incluso”, que funciona como um predicativo do sujeito, é sempre invariável. Oração incorreta, uma vez que o adjetivo "incluso" deveria concordar com "a refeição". O certo seria "A refeição está inclusa..."
A oração “Sua alegria e seu entusiasmo eram animadores” está incorreta, pois o adjetivo posposto aos substantivos e que funciona como predicativo de um sujeito composto não pode concordar com os dois substantivos.
Eram vem do verbo ser. O mesmo que: existiam, aconteciam, viviam, faziam, relacionavam, significavam, representavam, estavam.
Trata-se de um verbo de ligação, introduzindo um predicativo do sujeito (Adjetivo)
O adjetivo deve concordar com os substantivos.
Vale também para o verbo que deve concordar com o sujeito.
Questão incorreta.
--------------------------------------------------------------------------------------------
A oração “É proibida entrada” está correta, pois a concordância entre “proibida” e “entrada” é obrigatória, uma vez que o substantivo “entrada” não está acompanhado do artigo “a”.
Se não houver o uso de um artigo, a palavra tornar-se-á invariável.
As expressões é proibido, é necessário, é bom, é permitido são invariáveis quando o sujeito não for precedido de artigo ou outro determinante.
Exemplos:
É proibido entrada de animais.
É proibida a entrada de animais.
É permitido venda de bebidas.
É permitida a venda de bebidas.
Logo, alternativa incorreta.
----------------------------------------------------------------------------------------
A oração “A refeição está incluso neste preço” está correta, pois o adjetivo “incluso”, que funciona como um predicativo do sujeito, é sempre invariável.
O predicativo deve concordar com o sujeito da oração.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Está fazendo o possível ou o melhor?
Não é o melhor do mundo. É o seu melhor!
Na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores para fazer melhor ainda.
Mário Sérgio Cortella.