-
A A oração “A maior parte dos entrevistados discordou do resultado da pesquisa” está incorreta, pois o verbo “discordou” precisa, obrigatoriamente, concordar com “entrevistados”, portanto, o correto seria “A maior parte dos entrevistados discordaram do resultado da pesquisa”. Na realidade, a oração está correta. Porque o verbo discordou deve concordar com "a maior parte".
B A oração “Estados Unidos negociam com a Espanha” está correta, pois o verbo “negociam” precisa concordar com “Estados Unidos”, um nome que só existe no plural, mesmo que esse nome não venha acompanhado pelo artigo “os”. A oração está incorreta. Porque no caso de sujeito construído com nome plural, como é para os Estados Unidos, o verbo só concorda com o sujeito quando o artigo ESTÁ NO PLURAL.
C A oração “A turma assumiram o comando da reunião dos estudantes” está correta, pois substantivos coletivos como “turma” exigem a presença de um verbo no plural. A oração está incorreta, porque quando se trata de substantivo coletivo, a turma, o verbo fica no singular.
D A oração “Espalhavam-se flores por todo o bairro” está correta, pois essa oração está na voz passiva, na qual o verbo “espalhavam” concorda com o sujeito “flores”, e o “se” é uma partícula apassivadora. CORRETA, pois quando os verbos estiverem acompanhados da partícula "se" eles concordam com o sujeito paciente, caso cumpram a função de partícula apassivadora.
-
Sobre a B: A concordância com "Estados Unidos" se baliza com o artigo antecedente, ou seja, se tiver no singular, a concordância do valor será no singular; se estiver no plural, a concordância se dará no plural. Alguns exemplos:
– Os Estados Unidos são a maior potência mundial.
– Os Estados Unidos são o estado mais bonito de toda a América.
OBS: No caso de o sujeito não vir antecedido por artigo, o verbo permanece no singular, como é o caso da presente questão.
-
Por favor qual é o erro da alternativa "A". Ao meu ver a questão está correta. Obrigado.
-
CUIDADO
Há comentário incorreto na presente questão
Solicita-se julgamento das assertivas abaixo:
A) A oração “A maior parte dos entrevistados discordou do resultado da pesquisa” está incorreta, pois o verbo “discordou” precisa, obrigatoriamente, concordar com “entrevistados”, portanto, o correto seria “A maior parte dos entrevistados discordaram do resultado da pesquisa”.
Incorreta. Há dois erros na afirmação do enunciado; a construção é correta e não há obrigatoriedade de concordância.
Diante de expressões partitivas seguidas de determinante plural, embora mais usual a concordância singular, há facultatividade de flexão do verbo, podendo este assumir forma plural.
“A maior parte dos entrevistados discordou..."
ou
“A maior parte dos entrevistados discordaram..."
B) A oração “Estados Unidos negociam com a Espanha” está correta, pois o verbo “negociam” precisa concordar com “Estados Unidos”, um nome que só existe no plural, mesmo que esse nome não venha acompanhado pelo artigo “os”.
Incorreta. A concordância com o topônimo "Estados Unidos" ocorrerá no plural apenas quando antecedido por artigo definido plural.
"Estados Unidos é um ótimo lugar."
"Os Estados Unidos são uma potência mundial."
C) A oração “A turma assumiram o comando da reunião dos estudantes” está correta, pois substantivos coletivos como “turma” exigem a presença de um verbo no plural.
Incorreta. A concordância com substantivos coletivos, quando singulares, é singular.
D) A oração “Espalhavam-se flores por todo o bairro” está correta, pois essa oração está na voz passiva, na qual o verbo “espalhavam” concorda com o sujeito “flores”, e o “se” é uma partícula apassivadora.
Correta. A construção é forma de voz passiva sintética, tendo o verbo concordado corretamente com o sujeito paciente.
"As flores eram espalhadas por todo o bairro."
Gabarito na alternativa D
-
A oração “A maior parte dos entrevistados discordou do resultado da pesquisa” está incorreta, pois o verbo “discordou” precisa, obrigatoriamente, concordar com “entrevistados”, portanto, o correto seria “A maior parte dos entrevistados discordaram do resultado da pesquisa”.
A questão está errada.
Não há obrigatoriedade de concordância, pois se trata de uma expressão partitiva.
Quando o sujeito é formado por uma expressão partitiva (“a maior parte”, “mais da metade”) acompanhada de um especificador no plural (“dos colaboradores”, “dos funcionários”), o verbo pode ser conjugado das duas formas.
Exs.:
A menor parte dos participantes não gostou/gostaram do curso.
Boa parte dos integrantes concorda/concordam com a política do grupo.
Menos da metade dos monitores lembra/lembram daquela aluna.
Mas há uma sutil diferença de sentido:
a) conjugar o verbo no singular, dá ênfase à noção de conjunto, de grupo (foco na expressão “a menor parte”, “boa parte”, “menos da metade”).
b) conjugar no plural, enfatizam-se aqueles que formam o grupo ( “participantes”, “integrantes”, “monitores”), ainda que esta seja a forma incomum de redigir esse tipo de oração.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
A oração “Estados Unidos negociam com a Espanha” está correta, pois o verbo “negociam” precisa concordar com “Estados Unidos”, um nome que só existe no plural, mesmo que esse nome não venha acompanhado pelo artigo “os”.
A alternativa está errada.
Sendo bem simplista.
Quando a expressão ''Estados Unidos'' vier sem artigo, deve-se fazer a concordância no singular.
Estados Unidos é um ótimo país.
Quando a expressão ''Estados Unidos'' vier com o artigo, deve-se fazer a concordância no plural.
Os Estados Unidos são um ótimo país.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
A oração “A turma assumiram o comando da reunião dos estudantes” está correta, pois substantivos coletivos como “turma” exigem a presença de um verbo no plural.
Questão errada.
Turma está no singular; devendo o verbo, por conseguinte, ficar no singular.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
A oração “Espalhavam-se flores por todo o bairro” está correta, pois essa oração está na voz passiva, na qual o verbo “espalhavam” concorda com o sujeito “flores”, e o “se” é uma partícula apassivadora.
Correto.
Partícula Apassivadora = pronome apassivador "se" + verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto.
Exemplos:
- Entregaram-se as flores.
- Desenvolve-se o conteúdo de forma prática e rápida.
Espalhavam-se algo. (VTD)
Espalhavam-se flores...
Flores são espalhadas..
-----------------------------------------------------------------------------------------------------