-
Gabarito: D.
Amplitude de controle x Cadeia de comando:
Amplitude de controle → Salienta o fato de cada superior não poder ultrapassar um certo número ideal de subordinados, para que possa controlar de modo eficiente e eficaz. Em resumo, seria o número de funcionários que um gestor consegue dirigir com eficiência;
Cadeia de comando → linha única de autoridade, que vai do mais alto ao mais baixo escalão na hierarquia de uma empresa.
Fonte: Comunidade QC + anotações pessoais.
-
Amplitude de controle - Quantas pessoas cada administrador pode dirigir com eficiência e eficácia? Decorre da distância de autoridade e responsabilidade e mede o número de pessoas subordinadas a um administrador.
Cadeia de comando (escalar) - A quem os indivíduos e os grupos vão se reportar? Especifica que a autoridade deve passar do topo até o último elemento da hierarquia organizacional por uma linha clara e ininterrupta, identificando quem deve responder a quem.
Centralização/ Descentralização - Onde fica a a autoridade no processo decisório? Referem-se ao nível hierárquico no qual são tomadas as decisões.
Esses três elementos estão inseridos nos critérios estabelecidos por Robbins. Segundo Robbins, o administrador, para construir uma estrutura organizacional eficaz, deveria responder a alguns questionamentos, tais quais:
- Especialização do trabalho
- Cadeia de comando
- Amplitude de controle
- Departamentalização
- Centralização/Descentralização
- Formalização.
Ambiente de tarefa não possui relação com o tema em questão.
-
Um ponto importante que diferencia a cadeia de comando e amplitude de controle é que a primeira é vista sempre na vertical já a amplitude de controle na horizontal.
-
GABARITO: LETRA D
A amplitude administrativa ou amplitude de controle, de maneira simples, refere-se ao número de subordinados que cada gestor pode comandar ou supervisionar. Ela é um dos elementos da organização formal e é decorrência do princípio da distribuição de autoridade e responsabilidade, de acordo com Idalberto Chiavenato.
A amplitude administrativa reflete na forma da estrutura organizacional e podemos esquematizar isso da seguinte maneira:
AMPLITUDE DE CONTROLE LARGA (maior número de subordinados por gerente) = Produz uma ESTRUTURA BAIXA OU ACHATADA.
AMPLITUDE DE CONTROLE ESTREITA (menor número de subordinados por gerente) = Produz uma ESTRUTURA ALTA, VERTICAL OU AGUDA.
Na visão de Chiavenato (2014), as organizações tendem a uma estrutura organizacional achatada, "no sentido de aproximar a base da cúpula e melhorar as comunicações."
FONTE: CHIAVENATO, I. "Introdução à Teoria Geral da Administração.". 9 ed. Manole. 2014
-
GABARITO- D
Amplitude de controle, de maneira simples, refere-se ao número de subordinados que cada gestor pode comandar ou supervisionar.
-
Cadeia escalar (Hierarquia/linha de comando): linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo em função do princípio do comando.
Amplitude de controle: número de funcionários sob a supervisão de um administrador. Quanto maior a amplitude administrativa, maior será o número de subordinados por chefia e, em consequência, mais achatada (horizontal) será a estrutura organizacional. Se, por outro lado, a amplitude administrativa for pequena, menor será o número de subordinados por chefia o que, em consequência, produzirá uma estrutura organizacional mais alta (linear) e com mais níveis hierárquicos.
Fonte: Aulas do Prof. Marcelo Soares.
Gab. D
-
GAB D
A amplitude de controle diz respeito a quantos funcionários cada gestor consegue dirigir com eficiência e eficácia na organização. Assim, quando dizemos que uma organização tem amplitude de controle de 8, quer dizer que cada gestor possui 8 funcionários sob sua coordenação direta.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
-
Gabarito D
Amplitude de Controle
A amplitude de controle (amplitude administrativa ou amplitude de comando) :
Indica quantas pessoas cada executivo consegue dirigir de forma eficaz e eficiente
Maior amplitude de controle
Estrutura horizontalizada (estrutura baixa ou “achatada”), existem menos níveis hierárquicos;
-Maior número de subordinados por chefe;
Vantagens:
-Menor são os custos envolvidos
Menor amplitude de controle
-Estrutura verticalizada (estrutura alta ou “linear”), existem mais níveis hierárquicos;
-Menor número de subordinados por chefe.
Vantagens:
-Manter um controle “mais próximo “sobre cada funcionário
-
A questão quer saber qual elemento da organização é definida da seguinte forma: "o número máximo de subordinados que um administrador consegue dirigir com efetividade (...)".
Para respondermos, devemos conhecer quais elementos são considerados em um estrutura formal. São eles:
- Formalização: Refere-se ao conjunto de regras e procedimentos da organização.
- Amplitude administrativa: Número de subordinados sob a responsabilidade de um gestor. Também chamado de controle administrativo ou amplitude de controle.
- Centralização ou descentralização: Definição do “lugar” em que a decisão será tomada na empresa. Será somente feita pela alta administração? É centralizada. Será realizada também nos níveis hierárquicos mais baixos? Será descentralizada. Cada uma terá suas vantagens e desvantagens.
- Especialização do trabalho: refere-se à padronização e a divisão das tarefas.
- Cadeia de comando: Tem relação com princípio escalar (especialização vertical). É a linha de autoridade de vai do topo da organização até a sua base.
- Departamentalização: agrupamento de acordo com critérios específicos de homogeneidade das atividades. Especialização horizontal.
Portanto, a única resposta possível é a letra "d".
MOREIRA, E. A. L Administração Geral e Pública para Concursos. 4ª ed. Juspodivm. 2019
GABARITO DA MONITORA: LETRA D