SóProvas


ID
543289
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Num programa de educação nutricional focado em doenças crônicas não transmissíveis é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Na patogenia aterosclerótica devemos considerar diversos fatores de risco (hereditariedade, stress, tabagismo, dieta hiperlipídica, hipertensão arterial, sedentarismo, entre outros) e correlacioná-los com ambiente físico em que a pessoa vive. Mas, neste artigo, a atenção está voltada a um fator de risco que acomete muitas pessoas e pode agir nas artérias de maneira assintomática, a hipertensão arterial, que manifesta grande parte do impacto exercido nas artérias na forma de doenças escleróticas e está relacionada com aterosclerose. Sendo importante lembrar que, nos múltiplos mecanismos que desencadeiam a aterosclerose, a hipertensão arterial age indiretamente, sendo que a contribuição da dieta rica em lipídios na etiologia da doença aterosclerótica também deve ser levada em consideração, pois está diretamente ligada a doença.

  • Há um aumento da pressão intravascular em hipertensos, o que aumenta a permeabilidade das paredes endoteliais causando aumento do fluxo de substâncias da circulação para a parede vascular. Possuindo uma maior afinidade pelas paredes das artérias, as LDL ao conduzirem o colesterol para o tecido endotelial podem infiltrar mais facilmente na íntima do endotélio. Ao consumirem um excesso de partículas colesterol LDL oxidadas, os macrófagos inflam se transformando em células espumosas que são as precursoras da placa aterosclerótica.

    http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/saude/a-contribuicao-hipertensao-desenvolvimento-.htm

    No entanto, em algumas situaçãoes, o processo de aterogênese, ao inves de ser uma consequencia da HAS, pode participar como fator causal de HAS.

    http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/6-2/012.pdf

  • Colesterol dietético � Encontrado somente em alimentos de origem animal, o colesterol dietético, embora eleve as concentrações sanguíneas de LDL-c13, possui menor efeito sobre a colesterolemia, quando comparado com a gordura saturada. Para reduzir sua ingestão, deve-se restringir o consumo de vísceras, frutos do mar, gema de ovo (225mg/unidade), pele de aves, embutidos e frios