-
A letra "B" está incorreta por qual motivo?
Pela palavra "endotoxina"?
-
Isso.
Por ex., a intoxicação por S. aureus é causada por endotoxina, enquanto a por C. botulinum é causada por uma exotoxina.
-
A questão é que a letra "b" não está errada, pois uma das formas de intoxicação alimentar é por causa da ingestão de endotoxina. Não é a única forma de intoxicação alimentar, mas a questão não restringiu, ou seja, não disse que era apenas dessa forma que acontecia a intoxicação. Assim a letra "b" poderia está certa também.
-
"Infecções transmitidas por alimentos são doenças que resultam na ingestão de alimentos contaminados com micro-organismos patogênicos.
Exemplos de infecções transmitidas por alimentos: salmonelose (causada pela bactéria Salmonella enteritidis); hepatite viral tipo A (causada pelo vírus da Hepatite A); toxoplasmose (causada pelo protozoário Toxoplasma gondii).
Diferentemente, as intoxicações alimentares ocorrem quando o indivíduo ingere alimentos que já possuem substâncias tóxicas produzidas por micro-organismos, como bactérias e fungos.
Exemplos de doenças causadas por intoxicações alimentares: botulismo (causada pela toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum); intoxicação estafilocócica (causada pela toxina produzida pela bactéria Staphylococcus aureus); aflatoxicose (causada pela toxina produzida por certas cepas dos fungos Aspergillus flavus e A. parasiticus).
As intoxicações alimentares também podem ocorrer pela presença de outras substâncias químicas nos alimentos, como metais e poluentes ambientais, substâncias usadas no tratamento de animais, pesticidas usados inadequadamente e produtos químicos utilizados em limpezas.
Existe também outra classe de doença transmitida por alimentos, denominada toxinfecção causada por alimentos. São doenças causadas pela ingestão de alimentos contendo micro-organismos patogênicos e que ainda liberam substâncias tóxicas no organismo.
Exemplo de toxinfecção alimentar: cólera (doença causada pela enterotoxina produzida pela bactéria Vibrio cholerae).
Os sintomas dessas doenças podem variar de acordo com o micro-organismo ou toxina presente no alimento e com a quantidade ingerida. De um modo geral, os sintomas mais comuns são vômitos e diarreias, com a presença ou não de dores abdominais, dor de cabeça, febre ou outros sintomas."
Creio que eles devem ter considerado a liberação de endotoxina apenas no caso de toxinfecção alimentar mas concordo com os colegas quando falam que a B também está correta.
-
A toxina do Staphylococcus aureus é pre-formada no alimento. Não é endotoxina. É exotoxina.
Endotoxinas são aquelas formadas pelas celulas vegetativas no intestino do hospedeiro, normalmente na fase log (como nos casos de Vibrio, Salmonela typhi, E. coli produtoras de toxinas = ETEC / EHEC) de desenvolvimento ou durante esporulação (mais raro, como em Clostridium Perfringens tipo A).
-
a) resultam da ingestão de células microbianas intactas presentes no alimento.
Infecção.
b) resultam da ingestão de uma endotoxina secretada por células microbianas.
Endotoxinas não são secretadas. São aglomerações pertencentes à estrutura de algumas bactérias, que apenas são libertadas após a destruição dos microorganismos. As exotoxinas é que são secretadas pelas células microbianas.
c) quando são de origem alimentar, os micro-organismos invadem o intestino e outras estruturas do hospedeiro.
Infecção.
d) dificilmente diferenciam-se das infecções no início de uma manifestação clínica de um quadro gastroentérico.
Está correta.
e) são veiculadas apenas por produtos de origem animal.
Pode ser veiculados por produtos de origem vegetal, água, entre outros.
-
"dificilmente diferenciam-se das infecções no início de uma manifestação clínica de um quadro gastroentérico"
O tempo de manifestação, não é uma diferença entre elas? Pq está certo?
-
Matéria que tenho mais dificuldade
-
NÃO É ENDOTOXINA E SIM EXOTOXINA