SóProvas


ID
5433481
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Colômbia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Uma investigação conjunta do The New York Times e The Observer revela que, em 2014, a empresa obteve uma base de dados de pretenso uso acadêmico e a explorou sem permissão para elaborar estratégias eleitorais durante as eleições [...]. É um dos maiores roubos de informação da história do Facebook.” A notícia do El País é referente às seguintes afirmativas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Toda essa questão foi baseada em um documentário. Recomendo para as questões desse tema o documentário Privacidade Hackeada (Netflix) com base nos  protagonizados pelo Facebook em março do ano passado (2019), em que a Cambridge Analytica coletou os dados de 87 milhões de usuários sem que fosse permitido.

    Privacidade Hackeada aborda o escândalo sob o ponto de vista de várias personagens, como Brittany Kaiser, ex-diretora de desenvolvimento de negócios da Cambridge Analytica, responsável por delatar tudo o que estava sendo feito pela empresa. Kaiser foi questionada pelos legisladores do Reino Unido e por Mueller. Antes de ingressar na Cambridge Analytica, ela trabalhou na campanha presidencial de Barack Obama.

    Além de Brittany, David Carroll, professor associado da Parsons School of Design, de Nova York, que se empenha em descobrir quais dados Cambridge Analytica reuniu sobre ele, também tem a sua visão colocada à tona no documentário, que é dirigido por Jehane Noujam e Karin Amer. A produção da Netflix também conta com a participação da jornalista investigativa do The Guardian, Carole Cadwalladr, que expõe como foram as descobertas em torno do escândalo, e Julian Wheatland, ex-diretor de operações da Cambridge Analytica.

  • GABARITO - B

    Também relacionada ao assunto:

     A Cambridge Analytica, que participou da campanha de Donald Trump, obteve dados sigilosos de 50 milhões de usuários do Facebook e ajudou nas eleições.

    Fonte: Folha de são Paulo.