SóProvas


ID
543409
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quando o diretor opta por gravar uma entrevista sem que nenhum microfone seja enquadrado pela câmera, ele utiliza um microfone superdirecional, em geral acoplado a uma vara, chamado de

Alternativas
Comentários
  • Qual o melhor formato de microfone para cada situação?

    Existem formatos diferentes de microfones, que são:

    Microfone de mão- O tipo mais comum de microfone, podendo ser segurado com a mão, apoiado em um pedestal ou até mesmo ser deixado no chão. É o formato utilizado por cantores, palestrantes, repórteres. Apresenta um isolantes de vibração internamente, que permitem que ele seja manuseado sem causar interferências.

    Microfone de Lapela- É um aparelho de tamanho muito pequeno, que é colocado geralmente junto ao corpo da pessoa, preso á roupa, deixando as mãos livres, sendo mais discreto que o microfone de mão. É muito usado em entrevistas de estúdio.

    Microfone ShotGun- Possui o formato de um longo tubo, capta sons de distâncias maiores. geralmente é utilizado em situações onde não se pode colocar o microfone muito perto da fonte emissora e precisa-se eliminar sons provenientes das proximiaddes laterais.

    Microfone PZM- feito para captar o som de várias pessoas, pois iguala o volume de todos os sons captados ao seu alcance.

    Microfone de Contato- Para captação de sons em contato direto coma fonte sonora.

    Microfone de Estúdio- Feitos para estúdios de gravação.

    Microfone sem fio- Geralmente de lapela ou de mão,são microfones que não necessitam de fio. O aparelho converte as unidades de som em sinal elétrico, que depois de ser enviado a um transmissor, é encaminhada a um receptor, que o transforma novamente em sinal audio.

    (http://parceiro.buscape.com.br/guia-de-compra-de-microfone.html)
  • Só para complementar a colega acima, quanto à captação, os microfones podem ser:

    Omnidirecionais: captam os sons em todas as direções. Não é aconselhãvel para entrevistas.
    Bidirecionais: captam os sons na parte frontal e na inversa. Conhecido como "figura 8".
    Direcionais: captam os sons de uma única direção. Subdividem-se em:
                        Cardióides: Campo de captação tem a forma de um coração. Ideal para captação de vozes ou instrumentos. 
                        Supercardióides: Mais sensível que o cardióide. Tem uma pequena sensibilidade na parte de trás.
                        Ultradirecional ou hipercardióide: Também chamado de "canhão". Excelente para captação de voz à distância.

    Tipos:

    Lapela: também chamado de "lavalier", é ótimo para entrevistas em lugares silenciosos. Excelente para apresentadores.
    Goosenecks: em português, significa pescoço de ganso. É aquele em que se vê em púlpitos, cuja haste é ajustável. O padrão de captação é cardióide.
    Headset: é o de cabeça. São omnidirecionais ou cardióides, mas a maioria é direcional.
    Earset: de orelha, é uma evolução do headset. São quase invisíveis. Maioria é omnidirecional, de sensibilidade baixa.

    Fonte: http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=139
     

  • Artigo explicativo com fotos e descrições de cada tipo de microfone:

    https://blog.emania.com.br/o-som-microfone/