- 
                                JUSTIFICATIVA: ERRADO. A destinação de recursos financeiros disponíveis é uma informação constante do balanço financeiro.    ✍ Questões Inéditas → https://t.me/qinedita 
- 
                                  O Balanço Orçamentário é o responsável por permitir a avaliação da gestão orçamentária, comparando as receitas e despesas previstas em confronto com aquelas realizadas.  Conforme a lei 4.320: Art. 102. O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. Conforme o MCASP (página 415): "O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas detalhadas por categoria econômica e origem, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo, que corresponde ao excesso ou insuficiência de arrecadação. Demonstrará, também, as despesas por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando a dotação inicial, a dotação atualizada para o exercício, as despesas empenhadas, as despesas liquidadas, as despesas pagas e o saldo da dotação."   O Balanço Financeiro, por sua vez, é aquele que demonstra as receitas e despesas utilizando fonte e destinação. Nos termos da lei 4.320: Art. 103. O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte. Conforme o MCASP (pág.429): "A discriminação por fonte / destinação de recurso permite evidenciar a origem e a aplicação dos recursos financeiros referentes à receita e despesa orçamentárias."   Assim, é no Balanço Financeiro que teremos a evidência de recursos para saúde, educação, previdência, assistência e afins.    GABARITO: ERRADO 
- 
                                ERRADO, Capítulo 3. Balanço Financeiro. 3.2. Elaboração "As receitas e despesas orçamentárias deverão ser segregadas quanto à destinação em ordinárias e vinculadas. Deverão ser detalhadas, no mínimo, as vinculações à educação, saúde, previdência social (RPPS e RGPS) e assistência social." (MCASP, 8º Ed, Capítulo 3, anexo Balanços, página 430). Vale ressaltar que é obrigatório detalhar a vinculação dos gastos com Educação e Saúde. 
- 
                                Capítulo 3. Balanço Financeiro.   3.2. Elaboração   "As receitas e despesas orçamentárias deverão ser segregadas quanto à destinação em ordinárias e vinculadas. Deverão ser detalhadas, no mínimo, as vinculações à educação, saúde, previdência social (RPPS e RGPS) e assistência social." (MCASP, 8º Ed, Capítulo 3, anexo Balanços, página 430).   Lembre-se que o B.O IRÁ DETALHAR aonde vai ser gasto e quanto vai ser gasto com Educação e Saúde, e não quanto foi gasto. 
- 
                                Essa questão versa sobre Demonstrações Contábeis e, mais especificamente, sobre o Balanço Orçamentário. 
 
 Vejamos o que o MCASP, 9ª ed., pág. 493 dispõe sobre o assunto: 
 
 "Balanço Orçamentário demonstrará as receitas detalhadas por categoria econômica e origem, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo, que corresponde ao excesso ou insuficiência de arrecadação. Demonstrará, também, as despesas por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando a dotação inicial, a dotação atualizada para o exercício, as despesas empenhadas, as despesas liquidadas, as despesas pagas e o saldo da dotação." 
 
 Note, portanto, que o detalhamento requerido no item, qual seja, função, não está no detalhamento exigido no Balanço Orçamentário. 
 
 Por outro lado, vejamos o que o MCASP, 9ª ed., pág. 507 dispõe sobre o Balanço Financeiro: 
 
 "As receitas e despesas orçamentárias deverão ser segregadas quanto à destinação em ordinárias e vinculadas. Deverão ser detalhadas, no mínimo, as vinculações à educação, saúde, previdência social (RPPS e RGPS) e assistência social. A classificação por fonte/destinação de recursos deve ter uma linha para cada fonte/ destinação de recursos existente." 
 
 Pelo exposto, tem-se que o item está errado. 
 
 
 
 Gabarito do Professor: ERRADO.