SóProvas


ID
5437471
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Colômbia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Se perto de uma população original de flores silvestres existisse outra população formada, principalmente, por espécies com flores brancas (CwCw), e caso insetos carregando o pólen destas plantas voassem e polinizassem a população original, introduzindo o alelo Cw, ocorreria uma modificação das frequências alélicas da população original na próxima geração. Isso ocorre devido:

Alternativas
Comentários
  • Se ao estarem isoladas duas populações tendem a se diferenciar por deriva genética, o fluxo gênico cessa o isolamento e promove a homogeneização em uma única população.

    Alternativa D

  • Pool gênico é o conjunto de todos os alelos de uma determinada população ou espécie que num dado momento ocupa uma determinada área geográfica, em que seus indivíduos trocam livremente entre si os seus genes, e que formarão a base para o fundo genético da geração seguinte

  • A - A modificação das frequências alélicas a que se refere a questão independe da adaptabilidade das espécies, considerando que ambas coexistem no ambiente.

    B - A deriva gênica tende a aumentar as diferenças entre populações separadas (principalmente pequenas), ocorrendo por acaso constantes mutações, seleções, diferenciação e especiação. Pode acontecer quando o tamanho de uma população reduz-se drasticamente em uma geração (efeito gargalo) ou quando surge uma população nova a partir de poucos indivíduos fundadores (efeito fundador).

    C - As Flores brancas possivelmente são menos adaptadas e apresentam menos resistência ao ambiente, comparadas às flores silvestres (nascem espontaneamente e, portanto, são mais adaptadas).

    D - O fluxo gênico reduz diferenças genéticas entre populações, podendo combinar estas duas populações em uma só com um pool gênico comum (CORRETO). No fluxo gênico (migração) ocorre a migração de espécies ou de seus genes para outra população. Ou seja, o fluxo gênico entre diferentes populações faz com que se aumente a semelhança genética entre elas, diminuindo, assim, a chance do surgimento de uma nova espécie (especiação), sendo contrário ao que ocorre na deriva gênica.