SóProvas


ID
5438290
Banca
HCRP
Órgão
HCRP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Pacientes oncológicos críticos poderão apresentar diminuição da ingestão oral de líquidos. Qual conduta é INCORRETA em relação ao requerimento hídrico?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • 25 ML É A MENOR RECOMENDAÇÃO, PARA MAIORES DE 65 ANOS

  • Os requerimentos hídricos para os pacientes críticos baseiam-se na oferta de líquidos preconizada para indivíduos normais. Essa quantidade é estabelecida de acordo com a faixa etária: de 18 a 55 anos, 35 ml/kg de peso atual/dia; de 55 a 65 anos, 30 ml/kg de peso atual/dia; mais de 65 anos, 25 ml/kg de peso atual/dia. Contudo, na presença de falência renal, hepática ou cardíaca, desidratação, edema ou anasarca, essa quantidade deve ser ajustada de acordo com a orientação da equipe multidisciplinar (CUPPARI, 2005).

  • A necessidade hídrica basal é de 30 a 35 mL/Kg/dia. Para o paciente idoso, é de 25 mL/Kg/dia, considerando que isso pode variar de acordo com a sintomatologia apresentada e a tolerância do paciente.

    30 a 35 mL/Kg ao dia para o adulto; idoso considerar até 40 mL/Kg/dia.

    – Individualizar a quantidade de líquidos.

    – Considerar sinais de desidratação e outras doenças associadas ao câncer que necessitam de restrição hídrica ou aumento das necessidades (p. ex., nefropatas, hepatopatas e cardiopatas)

    I Consenso brasileiro de nutrição oncológica da SBNO. 2021