SóProvas


ID
5438488
Banca
IBADE
Órgão
IAPEN - AC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Caso seja necessário elaborar ofício direcionado para juiz de direito, no endereçamento, deverá ser utilizado o pronome de tratamento:

Alternativas
Comentários
  • Errei e não entendi...

    Pelas minhas anotações o pronome de tratamento para Juiz seria:

    Endereçamento: A Sua Excelência o Senhor

    Vocativo: Senhor Juiz

    Tratamento no corpo do texto: Vossa Excelência

  • Gabarito definitivo da banca: E

    Cabia recurso, mas o gabarito não foi alterado.

    O vocativo e o endereçamento das comunicações dirigidas às autoridades tratadas por Vossa Excelência terão a seguinte forma:

    Vocativo:

    Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

    Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,

    Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.

    Senhor Senador,

    Senhor Ministro,

    Senhor Governador,

    Senhor Desembargador,

    Senhor Procurador,

    Senhor Juiz,

    Senhor Promotor,

    Endereçamento:

    A Sua Excelência o Senhor

    Fulano de Tal

    Juiz de Direito da 10a Vara Criminal

    Rua Beltrano, no 123

    74000-000 – Goiânia - GO

    Fonte: Manual de Redação do Ministério Público do Estado de Goiás: redação oficial, redação profissional, gramática / Paulo Ricardo Gontijo Loyola - Goiânia: ESMP/GO, 2006

  • GABARITO: E

    Pronome de tratamento: Meritíssimo Juiz

    Abreviatura: M. Juiz

    Usado para: Juízes de Direito

    Fonte: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/nocoes-gramaticais/pronomes-de-tratamento/

  • GABARITO: E

    Minha analise da questão:

    Caso seja necessário elaborar ofício "direcionado para juiz de direito", no endereçamento, deverá ser utilizado o pronome de tratamento:

    No Endereçamento usa-se:

    Vossa: Com quem se fala. "Forma direta"

    Sua: De quem se fala. "Forma Indireta"

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca dos pronomes de tratamento que podem ser utilizados no endereçamento da redação oficial.


    O juiz de direito está entre as autoridades do poder judiciário que devem ser tratadas com o pronome Vossa Excelência. De acordo com o Manual de Redação, no envelope, o endereçamento das comunicações dirigidas às autoridades tratadas por tal pronome, terá a forma: A Sua Excelência o Senhor.
    Ainda, os pronomes Vossa Excelência ou Vossa Senhoria são utilizados para se comunicar diretamente com o receptor e, por isso, é a forma de tratamento que deve ser empregada no corpo do texto.
    Sendo assim, nenhuma das alternativas responde esta questão e, portanto, ela deveria ser anulada, uma vez que está em desacordo com a determinação do Manual de Redação da Presidência da República.
    Gabarito da Banca: Letra E.

    Gabarito do Professor: A questão deve ser anulada, pois não há alternativa que a responda, apesar da banca ter apresentado como resposta a letra E.
  • A banca é tão fraca que colocou crase antes de pronome de tratamento. Só por isso, não deveria ser a letra E.

  • E nem era para ter a crase, hein...

  • Não está de acordo com o decreto 9.758/19. O correto seria a letra A.

  • Também errei por conta da crase e fui no vocativo "Senhor", facilmente anulável.
  • Meus Deus... 2021 e a banca além de não saber criar uma mísera questão de redação oficial, existe erro de português que IMPEDE a alternativa de ser a correta e eles afirmam que a ERRADA é o GABARITO CERTO!!!!

  • COMENTÁRIO DA PROFESSORA PARA QUEM NÃO TEM ACESSO.

    Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca dos pronomes de tratamento que podem ser utilizados no endereçamento da redação oficial.

    O juiz de direito está entre as autoridades do poder judiciário que devem ser tratadas com o pronome Vossa Excelência. De acordo com o Manual de Redação, no envelope, o endereçamento das comunicações dirigidas às autoridades tratadas por tal pronome, terá a forma: A Sua Excelência o Senhor.

    Ainda, os pronomes Vossa Excelência ou Vossa Senhoria são utilizados para se comunicar diretamente com o receptor e, por isso, é a forma de tratamento que deve ser empregada no corpo do texto.

    Sendo assim, nenhuma das alternativas responde esta questão e, portanto, ela deveria ser anulada, uma vez que está em desacordo com a determinação do Manual de Redação da Presidência da República.

    FONTE: Dayanna Menezes, Graduada em letras na UEPB, Pós-graduada em leitura, análise e produção de texto na UnB e Mestre em Linguística na UERJ. Corretora de redação da banca CESPE/UNB e do ENEM., de Português, Redação Oficial, Secretariado