SóProvas


ID
543877
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os painéis de gesso acartonado (drywall), utilizados em paredes internas de edifícios, são sistemas produzidos em gesso estruturado por folhas de papelão aplicadas em ambas as faces; as paredes são estruturadas por montantes de chapa dobrada de aço galvanizado. São características dessa tecnologia:

I. possibilidade de obtenção de ganhos diversos pela redução dos prazos de obra, custos financeiros e velocidade de vendas.

II. capacidade de obtenção de soluções racionalizadas para os demais subsistemas-instalações, com acesso para manutenção.

III. versatilidade para diferentes formas geométricas das paredes.

IV. capacidade de atendimento de diferentes necessidades em termos de desempenho acústico e isolamento térmico a partir de tipos específicos de painéis.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Drywall e suas vantagens

    Facilidades estão presentes do projeto inicial ao uso e à manutenção de imóveis. 

    A utilização de sistemas e componentes pré-fabricados, que são apenas montados no canteiro de obras, é hoje a principal tendência da construção brasileira, a exemplo do que ocorre há décadas nos países mais desenvolvidos. Nesse cenário de evolução tecnológica, o drywall tem tido papel de destaque, proporcionando vantagens para toda a cadeia de negócios do setor. Isso explica a sua crescente presença nas obras de maior prestígio da atualidade em todos os segmentos, incluindo edifícios comerciais, shopping centers, hotéis, flats, salas de cinema multiplex, hospitais, escolas e, mais recentemente, prédios residenciais e casas, cujo número vem se multiplicando com grande velocidade. 

    As vantagens são observadas em todos os níveis. As obras ficam mais rápidas, organizadas e limpas, sem os desperdícios típicos dos métodos construtivos convencionais. A precisão dimensional é outro destaque, com todos os elementos rigorosamente no prumo, no nível e no esquadro. Já os incorporadores podem oferecer, nos novos empreendimentos residenciais, um grande número de opções de planta, de acordo com as preferências e as necessidades dos compradores. E quando estes desejarem modificar a distribuição interna, poderão fazê-lo com rapidez, sem os transtornos do tradicional “quebra-quebra”. Isso acaba valorizando o próprio imóvel, facilitando sua comercialização ou revenda. E, para os arquitetos, que estão no início do processo, isso representa maior liberdade de criação. E eles ainda podem contar com a flexibilidade do drywall, que permite a obtenção de formas curvas e diferenciadas com a mesma facilidade com que são montadas estruturas retilíneas.