SóProvas


ID
5439487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico, julgue o item a seguir.

Quando da realização da avaliação psicológica, é vedada ao psicólogo a utilização de procedimentos e recursos auxiliares, como a aplicação de técnicas e instrumentos não psicológicos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Segundo a resolução do CFP 09/2018

    São:

     Fontes fundamentais:

    • a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou;

     

    • b) Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou;

     

    • c) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.

     

     

    II - Fontes complementares:

    • a) Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão;

     

    •  b) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais

  • Achei que a questão induz um pouco ao erro. Pela resolução é permitida a utilização de recursos auxiliares, porém há uma importante observação de terem respaldo da literatura cientifica.

  • A questão requer conhecimentos acerca dos instrumentos da Avaliação Psicológica.


    A avaliação psicológica  é uma área da psicologia destinada ao estudo e investigação  do comportamento humano fundamentada em princípios éticos e científicos. Está amplamente consolidada em diversos contextos: nas escolas, na clínica, nas organizações, na saúde, na área jurídica. 


    De acordo com o SATEPSI (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos) , a Avaliação Psicológica é “ um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina." (SATEPSI)


    Os instrumentos de avaliação psicológica são amplos e podem ser utilizados em qualquer contexto de atuação. O profissional que fizer uso deve analisar qual instrumento é o mais adequado para o momento de aplicação. Nesse sentido, em um contexto de saúde, o psicólogo poderá fazer uso de diversos instrumentos que estão a disposição da ciência psicológica: anamnese, os diversos tipos de entrevistas, triagem, observação psicológica, testes psicológicos, dentre outros. 


    De acordo com a Resolução CFP 09/2018, o psicólogo poderá utilizar fontes fundamentais e complementares (não restrito a  ciência psicológica) de informação, que são: “a) Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão; b ) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais"



    Gabarito da Professora: ERRADO.


  • Pessoal, se acostumem: pra Cespe, incompleto não é incorreto. A não ser que haja termos restritivos e/ou taxativos. A questão está incorreta pelo uso do "vedado" e não por estar incompleta.

    RESOLUÇÃO CFP Nº 09/2018

    Art. 2º - ...

    Consideram-se fontes de informação:

    II - Fontes complementares:

    • a) Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão;

    Gabarito: Errado