SóProvas


ID
5439544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à psicologia da saúde, campo da psicologia que estuda, de modo interdisciplinar, aspectos do processo saúde-doença e seus vários objetivos, julgue o item a seguir.

Em se tratando de pacientes que apresentam altos níveis de ansiedade por indicação de quimioterapia, que recebem intervenção psicológica por esse motivo e que apresentam redução da ansiedade, em geral os efeitos colaterais da quimioterapia também são reduzidos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

  • Gabarito: certo!

    A própria questão auxiliou na resposta quando mencionou que os efeitos da quimioterapia estão correlacionados com fatores psicológicos do paciente, o que de fato estão. Portanto, se há o cuidado psicológico ao paciente submetido a quimioterapia, é possível que parte dos sintomas sejam contornados.

  • Não podemos afirmar isso. Na teoria é uma coisa, na prática é outra. Nem toda intervenção psicológica, mesmo que eficaz na ansiedade, pode contribuir para a diminuição dos efeitos colaterais da quimio. Não há essa garantia. E a questão fala dos efeitos colaterais da quimio, especificamente da quimio. Questão mal formulada.

  • A questão não é determinista nem restritiva, mas apresenta uma possibilidade quanto a melhora do quadro!

  • A questão solicita conhecimentos acerca da intervenção psicológica em pacientes quimioterápicos.


    De acordo com os autores  Lufiego, Schneider & Bós (2017),  indivíduos com câncer e outras condições médicas graves, comparados com a população geral, têm risco aumentado para apresentar sintomas e transtornos depressivos e ansiosos persistentes e que, por conta disso, diversos pesquisadores realizam estudos para encontrar técnicas de relaxamento, principalmente, para reduzir o estresse e a ansiedade que acompanham os pacientes durante seu tratamento. 


    Ainda de acordo com os autores:


    “(...) o primeiro passo do programa é a identificação de fatores estressores que o paciente enfrenta. A seguir, são mostrados ao paciente que benefícios secundários podem ser obtidos pela situação da doença. O relaxamento e a visualização objetivam preparar o organismo para o início do processo de reação ao câncer e aumentar a eficiência do tratamento médico (em andamento). O paciente vai aprender a elaborar imagens mentais, por exemplo, imaginando o quimioterápico destruindo as células cancerosas. Estes procedimentos auxiliam a liberação de estresse e tensão, entendidos como fatores facilitadores do desenvolvimento de câncer (Simonton, Matthews-Simonton, & Creighton, 1987)."


    Portanto, técnicas vistas na TCC (relaxamento e visualização) auxiliam na redução de sintomas provenientes da quimioterapia.


    Gabarito da professora: CERTO.


    Fonte: Lufiego, C. A. F., Schneider, R. H., & Bós, Â. J. G. (2017). Avaliação do estresse e ansiedade em pacientes quimioterápicos submetidos a relaxamento. Psicologia, Saúde e Doenças, 18(3), 789-800.