SóProvas


ID
5439640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da gestão estratégica de pessoas no setor público, julgue o item a seguir.

Um dilema na implantação da gestão estratégica no setor público é a constante interferência política, que afeta a definição de metas e valores.

Alternativas
Comentários
  • Gestão Estratégica de Processos no Setor Público. Uma das necessidades prementes na gestão pública brasileira é o aumento da eficiência e eficácia dos serviços prestados para a população, principalmente nas áreas com impacto direto na qualidade de vida das pessoas, como saúde, educação e transporte.

    De fato, em se tratando de Setor Público, sempre, melhor dizendo, quase sempre haverá interferência política.

  • Gab: CERTO

    A Política está envolvida em todo segmento de mercado, social e privado do ser humano, no entanto, no setor público é MAIS EVIDENTE por causa das Políticas Públicas e dos Benefícios que se esperam dos processos e dos trabalhos de governo. Assim, é perceptível que na implantação da gestão estratégica da esfera pública, a interferência política afeta tanto negativa, quanto positivamente as metas e os valores a que se queira realizar.

    • Importante destacar a diferença entre Política e Politicagem.

    Erros, mandem mensagem :)

  • É o que mais se vê no serviço público. Interferência política de todos os lados.

    GABARITO: CERTO.

  • CORRETO

    Eu, enquanto servidor municipal, percebo muito os direcionamentos políticos de uma gestão para a outra. Isso gera impactos nos serviços públicos, pois muitas ações são descontinuadas.

    Mas isso é algo correto do ponto de vista legal, pois há temáticas que são impostas (como é o caso de repasses de verbas para a saúde e educação) e há temáticas que são propostas de governos, logo, são discricionárias.

  • JUSTIFICATIVA CREBRASPE: CERTO. De fato, a interferência política existente no setor público é um dilema da gestão estratégica de pessoas nesse setor, porque dificulta a precisão da definição da estratégia. 

  • As características do setor público e o atual modelo de gestão dificultam, sobremaneira, quando não inviabilizam, essas práticas. Prova disso é que a efetiva utilização do planejamento estratégico como instrumento gerencial ainda se resume a poucos esforços isolados, a despeito do significativo número de organizações públicas que afirmam dispor de planos estratégicos. Ainda assim,  estão sujeitos às mais diferentes influências e desafios políticos em função da mudança dos executivos.
    GIACOBBO, M. O desafio da implementação do planejamento estratégico nas organizações públicas. Revista do TCU, Brasília, v. 28, n.74, out./dez. 1997.
    Gabarito do Professor: CERTO .