SóProvas


ID
5439643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da gestão estratégica de pessoas no setor público, julgue o item a seguir.

A gestão estratégica de pessoas no serviço público adota indicadores de gestão precisos e objetivos, entre os quais se inclui a adesão do perfil profissiográfico dos servidores às atribuições dos postos de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um formulário que reúne todo o histórico de trabalho do empregado com carteira assinada ou não e de contribuintes individuais. Criado em 2004, esse documento é indispensável, especialmente para os indivíduos que exerceram atividade com exposição a agentes nocivos tanto de caráter perigoso (periculosidade), quanto tóxico (insalubridade).

  • Gab: ERRADO

    A questão está errada, a meu ver, porque a Gestão de Pessoas, ainda que no serviço público, NÃO adota indicadores PRECISOS (podemos até encontrar OBJETIVOS), mas precisos é muito difícil. Isso porque as técnicas, mapeamentos, indicadores ou ferramentas de gestão possuem vieses muito subjetivos seja por envolver pessoas, seja pela quantidade e qualidade de informações obtidas. Além disso...

    Perfil Profissiográfico nada mais é do que o perfil do cargo, isto é, ele busca coletar e definir informações a respeito DO CARGO podendo-se utilizar de técnicas de:

    1. Análise e Descrição de Cargo;
    2. Técnica dos Incidentes Críticos;
    3. Hipótese de Trabalho ou
    4. Análise do Cargo no Mercado.

    -----------

    OBS: Resumos com preços promocionais. Baixe agora mesmo sua amostra --> Linktr.ee/soresumo

    Erros, mandem mensagem :)

  • JUSTIFICATIVA CEBRASPE: ERRADO. A área de gestão de pessoas carece de indicadores que traduzam seus resultados para a organização, principalmente em atividades de caráter burocrático, como no serviço público.

  • Em um estudo realizado pelo TCU, a respeito especialmente da governança, a qual, se bem desenvolvida, traz consigo a suposição de deficiência na atividade de medir o desempenho da gestão, foi levantado
      dados sobre governança e gestão em 581 órgãos da Administração Pública Federal. Nessa deliberação, o Tribunal fez diversas determinações e recomendação ao Poder Executivo no sentido de melhorar a estrutura de informações e sistemas de informações importantes para a gestão pública. No relatório que fundamenta o Acórdão, foi verificado que, segundo as respostas declaradas por gestores em questionário realizado, 58% das organizações estariam em estágio de capacidade inicial em governança e gestão e o cenário mais 
    preocupante seria o da gestão de pessoas, em que 69% das organizações estariam em estágio inicial.
    Embora existam, de fato, complexidades para a definição adequada de indicadores, os métodos e conceitos técnicos administrativos já vêm sendo tratados e estudados há bastante tempo. No entanto, a inexistência de indicadores adequados impede a avaliação da eficiência da gestão pública e também fica prejudicada a governança da Administração, pois não é possível nem a verificação da coerência dos resultados com as necessidades importantes para sociedade e nem a avaliação do desempenho e da responsabilização dos gestores públicos.
    Assim, não podemos ainda falar em indicadores precisos e objetivos na Gestão de Pessoas no serviço público.
    Ferradaes, A. G. Uma síntese da importância dos indicadores para a avaliação da gestão pública. Pós-graduação em auditoria do setor público. Escola Superior do Tribunal de Contas da União. Brasília-DF, 2019.
    Gabarito do Professor: ERRADO.