-
O compartilhamento e a Gestão do Conhecimento são diretamente influenciados pelo “Ba” e são assuntos de interesse de muitas organizações, pois estas instituições requerem indivíduos que tenham expertise para a realização de suas atividadees-fim. Na pesquisa buscou�se verificar como as Organizações Militares (OM) tratam o conhecimento e seu compartilhamento e a influencia do “Ba”. Assim, na investigação deste trabalho foram utilizados os conceitos básicos das teorias do conhecimento e seu compartilhamento, segundo Nonaka e Takeuchi (2008) e Davenport e Prusak (1998), os conhecimentos de “Ba” tratados por Nonaka, Toyama e Konno (2002). Os resultados dessa investigação evidenciaram que o “Ba” tem uma importância relevante em relação ao compartilhamento do conhecimento no Departamento ALFA. Demonstrou, também, resultados positivos quanto ao compartilhamento e a conversão de conhecimento, segundo o processo SECI de Nonaka e Takeuchi (1997), quando o ambiente era adequado e fraco após as mudanças organizacionais executadas no departamento estudado. A metodologia da pesquisa utilizada foi qualitativa e adotou enfoque bibliográfico, explanatório e descritivo, utilizando documentos, entrevistas e experiências dos pesquisadores. A pesquisa demonstra na conclusão, algumas deficiências de políticas e sugere algumas recomendações que poderão ser adotadas para manter e difundir o conhecimento e seu compartilhamento na organização.
-
Gab: ERRADO
Na era tradicional o Conflito era tido como competição que dificultava o entrosamento dos indivíduos, era, portanto, negativo e evitado.
- No entanto, hoje esse conceito é altamente explorado pelos Gestores e Administradores no sentido de melhoria dos processos, da qualidade e da eficiência organizacional. Assim, podemos dizer que ele é incentivado e as pessoas aprenderam, pelo menos na teoria, que a ajuda mútua - e quando apresentamos este fundamento estamos tratando da SINERGIA - traz Benefícios, Desenvolvimento e Liberdade a toda a equipe.
Erros, mandem mensagem :)
-
Gab: ERRADO
Acrescentando...
Além do que já foi exposto, Chiavenato enumera o Conflito em três categorias possíveis, veja:
- Conflito Percebido: as partes percebem e compreendem que existe;
- Conflito Experienciado: provoca sentimentos de hostilidade, raiva, medo, descrédito entre as partes;
- Conflito Manifestado: é expressado pelo comportamento de interferência ativa ou passiva por uma das partes.
FONTE: CHIAVENATO, 4° Ed. Gestão de Pessoas, O novo papel. pág, 389.
-
Gabarito: Errado
-
ERRADA
o compartilhamento de conhecimento inclui desenvolvimento de capacidades e o processo de aprendizagem entre os membros de uma organização, enquanto que o compartilhamento da informação pode gerar competições e conflitos, que afetam o funcionamento harmonioso da organização por comprometer o desenvolvimento de equipes e indivíduos.
-
A visão tradicional de conflitos o associava a algo desagradável, geralmente devido a diferenças de personalidades ou deficiência de liderança. Nesse contexto, acreditava-se que os conflitos não deveriam ser admitidos na organização e que, caso ocorressem, normalmente demandavam intervenção direta da gerência. Contudo, a moderna abordagem relacionada à resolução de conflitos considera que estes são inevitáveis consequências das interações entre as pessoas e que, dependente da sua intensidade e da maneira como forem tratados, podem ser benéficos ao ambiente de trabalho. A gestão de conflitos busca então uma maneira de administrá-los minimizando os resultados negativos e otimizando os resultados positivos e assim auxiliar a organização a aproveitar melhor os benefícios desse fenômeno a eliminá-lo quando representa um problema aos processos de gestão. De maneira geral, a sua resolução deve levar em conta a causa-raiz que lhes deu origem, e os mesmos devem ser solucionados diretamente pelos envolvidos e o gerente pode agir, se necessário, como facilitador nesse processo.
Gabarito do Professor: ERRADO