SóProvas


ID
5440561
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Arabutã - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto servirá de subsídio para a questão:

 

Qual a memória mais antiga que uma pessoa pode ter?

 

    Provavelmente, algo que aconteceu entre três e quatro anos de idade. Dificilmente lembramos de algo anterior a esse período. A ciência não sabe bem o porquê, mas há algumas pistas.

    A primeira é a imaturidade do cérebro. Mesmo que funcionem desde a mais tenra idade, os sistemas neurais envolvidos na formação da memória, como o hipocampo, não estão maduros o suficiente para armazená-la a longo prazo.

    Outra hipótese é que as crianças vivem em um mundo pré-linguístico. Sem a linguagem, fica difícil representar as memórias – e, consequentemente, organizá-las e recuperá-las.

    O pai da psicanálise, Sigmund Freud, dizia que as memórias da primeira infância ficam, sim, guardadas no cérebro. O problema é que os adultos não conseguem acessá-las. Seja como for, as habilidades que você adquiriu nessa época – como andar e falar – jamais são esquecidas. (...)

 

Fonte: https://super.abril.com.br/blog/oraculo/qual-e-a-memoria-mais-antiga-que-uma-pessoa-pode-ter/

Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Um exemplo disso pode ser observado em:

“A primeira é a imaturidade do cérebro. Mesmo que funcionem desde a mais tenra idade, os sistemas neurais envolvidos na formação da memória, como o hipocampo, não estão maduros o suficiente para armazená-la a longo prazo.”

Nesse sentido assinale a alternativa na qual pode-se observar um EQUÍVOCO de concordância verbal:

Alternativas
Comentários
  • a) O correr e o pedalar fazem bem à saúde.

    Correto. Posto que haja um sujeito composto cujos núcleos são verbos no infinitivo, observe que eles, os verbos, estão precedidos de artigo "o", ou seja, foram substantivados. "Correr" e "pedalar", portanto, são palavras substantivadas. O verbo, naturalmente, concorda com ambas as palavras. A concordância verbal encontra-se em absoluta concordância com a norma-padrão;

    b) Visto ser cinco horas, deixei o local.

    Incorreto. O verbo "ser", na indicação de hora, concorda com o numeral indicativo dela. Logo, o verbo "ser" deve flexionar-se na terceira pessoa do plural a fim de concordar com o numeral "cinco". Correção: "Visto serem cinco horas, deixei o local";

    c) Fazia três anos que ele havia parado de estudar.

    Correto. No período acima, há dois verbos impessoais: "fazer" e "haver". O primeiro denota tempo pretérito, transcorrido; o segundo, existência. Assim sendo, por não se referirem a sujeito algum, só se flexionam na terceira pessoa do singular;

    d) Geou muitos dias no Sul.

    Correto. O verbo "gear" denota fenômeno da natureza e encontra-se em sentido literal, de modo que deve flexionar-se apenas na terceira pessoa do singular;

    e) Havia inúmeros problemas na vila.

    Correto. O verbo "haver" tem sentido de existência no período acima, então só pode flexionar-se na terceira pessoa do singular.

    Letra B

  • Complementando:

    Letra C e E

    Os verbos fazer e haver no sentido de existir ou tempo decorrido são impessoais e por isso não se flexionam.

    Gab letra B

  • GABA B

    Quando se tratar de horas, deverá haver concordância como número

    É UMA hora da tarde

    SÃO 3 HORAS da tarde.

    senado federal - pertencelemos!