SóProvas


ID
5441248
Banca
FCC
Órgão
DPE-GO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

A previsão de que nenhum Estado poderá expulsar, devolver, entregar ou extraditar uma pessoa a outro Estado onde haja razões fundadas para crer que a pessoa corra o risco de ser vítima de desaparecimento consta expressamente

Alternativas
Comentários
  • Decreto n.º 8.767: Promulga a Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra o Desaparecimento Forçado, firmada pela República Federativa do Brasil em 6 de fevereiro de 2007.

    Artigo 16

    1. Nenhum Estado Parte expulsará, devolverá, entregará ou extraditará uma pessoa a outro Estado onde haja razões fundadas para crer que a pessoa correria o risco de ser vítima de desaparecimento forçado.

    2. Para fins de determinar se essas razões existem, as autoridades competentes levarão em conta todas as considerações pertinentes, inclusive, se couber, a existência no Estado em questão de um padrão de violações sistemáticas, graves, flagrantes e maciças dos direitos humanos ou graves violações do direito internacional humanitário.

    Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/D8767.htm

    Gabarito: C

  • Gente, alguém anotou a placa?

  • Nuca ouvi flar

  • Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!

  • nunca nem viiiiiii

  • Sinceramente, forma de cobrar conhecimentos relacionados ao DHs muito distinta, sendo sutil.

  • Errei e erraria de novo, se preciso fosse...

  • Gabarito - C

  • Questão difícil para chutar na Convenção correta: ou Internacional ou Interamericana.

  • Matei a questão pelo enunciado. A referência é "nenhum Estado", portanto optei pela Convenção INTERNACIONAL à Convenção INTERAMERICANA.

  • Foi-se o tempo que as questões de DH eram resolvidas com “bom senso”. Nível alto, mas nada que a bibliografia já conhecida dos concurseiros não dê conta.

  • Para mim, essa forma de perguntar Humanos é muito difícil e não sei se tão significativo assim na prática (saber de cor onde está previsto determinado direito, considerando a quantidade e, principalmente, a amplitude dos tratados). Na maioria das vezes, imagino que aquele direito pode estar em qualquer um dos documentos apresentados pela banca, o que não acontece em relação a outras disciplinas (não sei se ficou claro). Porém, levando em conta que o pessoal acerta (feliz por ele!), e a banca não quer saber o que eu acho, o jeito é decorar e acertar também.

    Para tentar facilitar, fiz uma lista das questões dessa prova, com os direitos e seus respectivos diplomas internacionais. Pretendo ficar atualizando em meu caderno daqui pra frente.

    Padrão de vida adequado = na Convenção Internacional de Direitos das Pessoas com Deficiência

    Sistema de visitas regulares efetuadas por órgãos nacionais e internacionais independentes = Protocolo Facultativo à Convenção Internacional contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes

    Proteção à família = Carta Africana de Direitos Humanos/Pacto de San José (CADH)

    Direito à saúde física e mental = PIDESC

    Sistema de petições individuais disposto em protocolo opcional = Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais

    Nenhum Estado poderá expulsar, devolver, entregar ou extraditar uma pessoa a outro Estado onde haja razões fundadas para crer que a pessoa corra o risco de ser vítima de desaparecimento (non-refoulement/não rechaço/não devolução) = Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra o Desaparecimento Forçado

    Espero ajudar =D

  • Fui por exclusão.

  • COMO PODE SER COBRADO ALGO DE DENTRO DE UM TRATADO, POIS TRATADOS INTERNACIONAIS EXISTEM DEZENAS, E NÃO HÁ POSSIBILIDADE HUMANA DE ALGUEM TER CONHECIMENTO DETALHADO DE TODOS ELES PARA UMA PERGUNTA DESSE NÍVEL DE PROFUNDIDADE DENTRO DE UM TRATADO INTERNACIONAL. É UMA COVARDIA UMA PERGUNTA DESSE TIPO.

  • A proteção contra o risco de desaparecimento é uma garantia essencial de proteção da dignidade humana e é objeto de dois tratados de direitos humanos: a Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra o Desaparecimento Forçado (Sistema ONU) e a Convenção Interamericana sobre o Desaparecimento Forçado de Pessoas (Sistema OEA). 

    Especificamente em relação ao tema da questão, o art. 16 da Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra o Desaparecimento Forçado prevÊ que 

    "1. Nenhum Estado Parte expulsará, devolverá, entregará ou extraditará uma pessoa a outro Estado onde haja razões fundadas para crer que a pessoa correria o risco de ser vítima de desaparecimento forçado.
    2. Para fins de determinar se essas razões existem, as autoridades competentes levarão em conta todas as considerações pertinentes, inclusive, se couber, a existência no Estado em questão de um padrão de violações sistemáticas, graves, flagrantes e maciças dos direitos humanos ou graves violações do direito internacional humanitário".

    A resposta correta é a LETRA C.

    GAbarito: a resposta é a LETRA C.





  • Princípio do Non Refoulement também consta expressamente no artigo 3° da Convenção Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes