-
Conforme Ranganathan (2009, p. 211):
Poupe o tempo do leitor — eis a Quarta Lei da biblioteconomia. Talvez não seja tão evidente por si mesma como as outras. Não obstante, tem sido responsável por muitas reformas na administração de bibliotecas e é grande seu potencial para promover muitas outras reformas no futuro. Talvez o método mais conveniente de estudar as consequências desta lei seja acompanhar um leitor desde quando ele entra na biblioteca até o momento em que sai, examinando criticamente cada processo pelo qual ele passa, prestando atenção na economia de tempo que pode ser obtida em cada etapa.
Gab. Errado
-
ERRADO.
Justificativa da banca
O enunciado “poupe o tempo do leitor” corresponde à quarta lei da biblioteconomia. Apesar de seu sentido não ser tão evidente quanto o das outras leis, apresenta um significativo potencial para fomentar reformas na administração de bibliotecas. A terceira lei da biblioteconomia prevê que “para cada livro seu leitor”.
-
O conteúdo desta questão se refere as leis de Ranganathan.
As leis da biblioteconomia de Ranganathan são cinco, cada uma delas cobrindo um aspecto da área, estando todas ligadas umas as outras.
As características descritas na assertiva correspondem corretamente a lei denominada “poupe o tempo do leitor", porém, está lei é a quarta e não a terceira como mencionado na questão.
A terceira lei é “para cada livro, seu leitor" que está relacionada a ideia de disseminação da informação e ao marketing de bibliotecas.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
Item errado. A terceira lei da biblioteconomia é: "A cada livro, o seu leitor".
A questão abordou, na realidade, a quarta lei da Biblioteconomia: "Poupe o tempo do leitor".