Felizmente, de acordo com o uso das Leis dos Ventiladores, é possível prever com boa precisão o desempenho de um ventilador em outras velocidades e densidades diferentes daquelas do teste de desempenho original. É importante observar-se, entretanto, que essas Leis se aplicam a um determinado ponto de operação segundo a característica do ventilador.
Elas não podem ser usadas para prever outros pontos nesta curva característica, ou seja, as leis dos ventiladores calculam o novo ponto de operação do ventilador dentro da curva de mesmo rendimento. Estas Leis são mais frequentemente usadas para calcular mudanças na vazão, pressão e potência de um ventilador quando o seu tamanho, velocidade ou densidade do gás forem alterados.
As Leis dos Ventiladores serão exatas para ventiladores com proporcionalidade geométrica; entretanto, uma vez que as tolerâncias normalmente não são proporcionais, um desempenho levemente melhor é normalmente obtido quando for projetado a partir de um determinado tamanho de ventilador para um tamanho maior.
LEI DOS VENTILADORES
Existem diversas relações que regem o estudo dos ventiladores, as quais são chamadas de Leis dos Ventiladores e são constituídas das proporcionalidades existentes entre os diversos parâmetros envolvidos, quais sejam:
• A vazão varia de acordo com a rotação, com a densidade do fluido e com o tamanho do ventilador;
• A pressão varia com o quadrado da rotação, com a densidade do fluido e com o tamanho do ventilador;
• A potência varia com o cubo da rotação, com a densidade do fluido e com o tamanho do ventilador;