SóProvas


ID
54424
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes acerca de administração de recursos
humanos.

A avaliação de desempenho é vista com reservas por vários teóricos e profissionais em recursos humanos, haja vista o baixo envolvimento das chefias na conclusão do processo.

Alternativas
Comentários
  • Como experiência de um ex-gestor, pude ver que vários colegas estavam mais preocupados em se livrar do "abacaxi" e cumprir os prazos, do que propriamente com a avaliação dos seus subordinados.
  • GABARITO Do CESPE = CERTO
     
    Apenas para "ter em mente", esta questão gerou muitas controvérsias e houveram recursos contra esta questão.
    No livro Gestão de Pessoas, editora campus, 3ª edição ,página 241, Idalberto Chiavenato, afirma que: Na realidade, a avaliação de desempenho é um processo dinâmico que envolve o avaliado e seu gerente e seus relacionamentos e representa uma técnica de direção imprescindível na atividade administrativa de hoje. Afirma exatamente o contrário do que foi dito na questão.
     
     
  • O problema é que o Chiavenato descreve como deve ser a avaliação de desempenho, e a questão mostra um problema da prática da avaliação, ok? Ou seja, como ela é...

  • Ficar atento à questão!!!

    A CESPE afirmou que VÁRIOS  TEÓRICOS E PROFISSIONAIS EM RH vêem a questão da avaliação por desempenho como NÃO 100% eficaz, pois o que ocorre DE FATO é o BAIXO ENVOLVIMENTO das chefias...

    Como a Colega de baixo falou, o IDEAL é apontado por CHIAVENATO, mas a CESPE não quer saber o que CHIAVENATO diz, ela quer saber como essa questão (avaliação por desempenho) tem sido vista por PROFISSIONAIS DO RAMO.

  • O CESPE raramente se prende no que acontece de fato, se resumindo a copiar e colar textos, sejam eles de autores consagrados ou não. Ou seja, nesta questão, o CESPE criou uma exceção de si próprio. 

     

  • O CESPE tem que se basear na bibliografia que indica, e não no que acontece nas empresas. Até porque cada empresa é única, pode ser que numa haja baixo envolvimento e em outra, comprometimento. Esse enunciado é pura "achice" e uma falta de respeito com os candidatos.
  • Acho bem coerênte a questão, pois diz que avaliação de desempenho pode ser usado com uma reserva (carta na manga) do RH ou gestor
    É muito bom acrescentar conceitos novos e não ficar apenas nas teorias prontas.
  • UnB/CESPE - ANTAQ Caderno Q
    Cargo 12: Técnico Administrativo
    GABARITO DA BANCA (C)

    A avaliação de desempenho é uma responsabilidade de linha, ou seja, o chefe imediato é o grande responsável pelo processo, devendo inclusive (conforme já cobrado anteriormente pelo CESPE) ser o responsável pela divulgação do resultado ao avaliado.

    No livro Gestão de Pessoas, editora campus, 3ª edição ,página 241, Idalberto Chiavenato, afirma que: Na realidade, a avaliação de desempenho é um processo dinâmico que envolve o avaliado e seu gerente e seus relacionamentos e representa uma técnica de direção imprescindível na atividade administrativa de hoje. Afirma exatamente o contrário do que foi dito na questão.

    Fonte: Vestconcursos

  • Ai, ai... o CESPE e suas maluquices... Se avaliação de desempenho é responsabilidade de linha, apenas acessorado pela área de gestão de pessoas, como pode a chefia não concluir o processo??
  • CERTA

    O problema é que a CESPE inventa sem respaldo. Para mim, no ambiente profissional e moderno em que vivemos(principalmente no setor privado), a Avaliação de Desempenho é indispensável em todos os setores e não vista como reservas. Além disso, chefes organizados, comprometidos e reponsáveis com o bem organizacional, certamente, se envolverá nesta sistemática verificação, medição e acompanhamento do desempenho do indivíduo no cargo, e de seu potencial de desenvolvimento.

    FÉ E VAMO QUE VAMO

  • Gab.: Correto

    Me recordo que Robbins em uma de suas obras diz que essa atividade, Avaliação de desempenho, se não for imposta pela política da empresa os gestores não a realizam para evitar atritos com os avaliados, ja que muitos apresentam resultados abaixo do que é esperado.

  • Questão foi anulada pelo CESPE...

  • A banca restringiu seu entendimento à prática no dia-a-dia da avaliação 360°. Isto é, que na realidade os gestores preferem se livrar do trabalho do que dar a atenção devida, diminuindo, assim, a eficácia deste instrumento.

  • Lembre que somente de alguns anos para cá, principalmente no Brasil, as grandes empresas ainda estavam no fordismo. Cada um fazia o que tinha que fazer, e o chefe ficava numa salinha com a secretária vigiando a porta. 

  • Também fui constatar, mas o gabarito é CERTO. mesmo!

  • Questão não foi ANULADA -  Essa questão no Caderno R é a de Número 65, logo ela se encontra correta.

    Confira corretamente antes de comentar. =)

     

    Gabarito: Correto.

  • série: "desaprendendo o que aprendeu" - A maioria dos autores e práticas modernas são contra o gabarito da questão.