SóProvas


ID
5442466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

     Um pacientae idoso em tratamento de uma arritmia supraventricular com digoxina, sentindo-se tenso e ansioso, começou a fazer uso de alprazolam (genérico), sem consultar um médico, já que sua esposa tinha o medicamento em casa. Após um mês adotando esse regime, o paciente voltou a apresentar arritmia. A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsecutivo.

O paciente poderia fazer a substituição do diazepam pelo carvedilol, um composto derivado da Cannabis com propriedades ansiolíticas e que apresentaria menor risco de interação medicamentosa.

Alternativas
Comentários
  • A questão tá todo enrolada. No enunciado fala de alprazolam, na assertiva menciona diazepam, só por isso já dava para perceber o erro. Além disso, não se deve fazer o uso de qualquer medicamento sem indicação médica, ainda mais sendo um fármaco psicotrópico sujeito a controle especial como os benzodiazepínicos. No mais, o carvedilol é um beta-bloqueador não seletivo, usado no tratamento de hipertensão.

  • Carverdilol não é derivado de Cannabis e não possui propriedade ansiolíticas, por ser um inibidor não seletivo dos receptores beta e alfa-adrenergico, é indicado para o tratamento de insuficiência cardíaca congênita e hipertensão arterial