SóProvas


ID
5443048
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Psicologia do Trabalho pode ser apreendida como campo de compreensão e intervenção sobre o trabalho e as organizações, em que se promove a análise da interação das múltiplas dimensões que caracterizam pessoas, grupos e organizações, com a finalidade de construir estratégias e procedimentos que promovam, preservem e restabeleçam o bem-estar no ambiente de trabalho. A esse respeito, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A o controle externo e a ameaça de punição não são os únicos meios de obter o esforço de alcançar os objetivos organizacionais, devendo o homem exercitar a autodireção e o autocontrole a serviço dos objetivos que lhe são confiados pela organização, que deve proporcionar condições para que as pessoas reconheçam e desenvolvam, por si próprias, essas características.

  • Como pode ser A??

    o controle externo e a ameaça de punição não são os únicos meios de obter o esforço de alcançar os objetivos organizacionais...

    Desde quando ameaça e punição são meios de alcançar objetivos organizacionais dentro da visão da psicologia do trabalho? Ainda mais quando o trecho traz que finalidade de construir estratégias e procedimentos que promovam, preservem e restabeleçam o bem-estar no ambiente de trabalho.

    Provável gabarito letra C

  • A questão está relacionando o desenvolvimento da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) no Brasil, com as Teorias de Estilos de Administração de Recursos Humanos (ARH), propostapor Sampaio (1998):







    Vamos analisar então cada uma das assertivas:



    A) o controle externo e a ameaça de punição não são os únicos meios de obter o esforço de alcançar os objetivos organizacionais, devendo o homem exercitar a autodireção e o autocontrole a serviço dos objetivos que lhe são confiados pela organização, que deve proporcionar condições para que as pessoas reconheçam e desenvolvam, por si próprias, essas características.


    CORRETA. A afirmativa se refere à Teoria Y que,  em oposição à X, propunha novas formas de administrar para além do controle e punição.



    B) o estágio atual do conhecimento sobre o homem permite afirmar que ele não sente naturalmente prazer em trabalhar, e isso independe do controle de suas condições; a execução do trabalho não pode ser considerada uma fonte de satisfação, que seria voluntariamente desempenhada, ou uma fonte de punição (e deve ser evitada, se possível), que seria assimilada muito lentamente pelo trabalhador.


    INCORRETA. A afirmativa se refere à Teoria X, que apresentou tal visão de homem que foi superada pela Teoria Y, e posteriormente pela Z, com a qual se coaduna o estágio atual da Psicologia Organizacional e do Trabalho, como vimos.



    C) embora tenha adquirido feições próprias ao final do século passado, a Psicologia do Trabalho surgiu na esteira da Administração Científica do Trabalho, preceituando que cada trabalho fosse atentamente analisado, para que o modo otimizado de executar as tarefas pudesse ser especificado junto a funcionários selecionados de acordo com as características relacionadas ao desempenho no trabalho.


    INCORRETA. A Administração Científica do Trabalho proposta por Taylor se aproxima mais das concepções da Teoria X, e consequentemente da fase da Psicologia Industrial.



    D) ao estudar o comportamento humano e sua relação com a causalidade dos acidentes de trabalho, a psicologia do trabalho considera a hipótese de atos inseguros serem cometidos pelos trabalhadores na busca do controle das tarefas, que passou para as mãos da gerência, retirando dos trabalhadores qualquer decisão sobre o seu fazer, gerando alienação e descompromisso.


    INCORRETA. Na Psicologia do Trabalho, em conformidade com  Teoria Z, a administração é participativa e consensual. Assim, a afirmativa refere-se à primeira fase da POT.



    E) se trata de disciplina aplicada nas teorias modernas de administração, apresentando concepções e premissas acerca da natureza humana, que consideram imanentes à espécie humana atributos como o fato de ser estimulada fortemente por vantagens financeiras e mostrar-se passiva em relação à participação na organização de seu trabalho, demandando orientação e controle sistemáticos.


    INCORRETA. Refere-se à Teoria X, uma teoria tradicional de administração.



    Gabarito do Professor: Letra A.