-
A gestão de materiais envolve vários departamentos de uma empresa e, como tal, é natural que haja conflitos. No exemplo da questão, a área de compras é sempre a favor de grandes quantidades, pois obtém mais descontos, reduzindo assim os custos e consequentemente aumentando os lucros. Mas o setor financeiro já é a favor de pequena quantidade, pois a medida que a quantidade aumenta, eleva-se também o investimento de capital (caso não venda, esse capital fica inativo), o risco (perdas podem ser maiores, obsolescência) e custos de armazenagem aumentam.
Logo, é preciso uma gestão de materiais efetiva para minimizar esses conflitos que sempre existirão.
-
Questiono o final da afirmação. Entendo que a questão está errada, pois, nenhuma das áreas está relacionada às atividades finalísticas da maioria das empresas; ambas são áreas meio.
-
Faz-se necessário exemplificarmos o que é uma ÁREA-FIM e uma ÁREA MEIO dentro de uma empresa.
Na própria assertiva podemos verificar que:
ÁREA-FIM: SETOR DE COMPRAS
ÁREA-MEIO: SETOR FINANCEIRO
Podemos sintetizar o assunto da seguinte forma:
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
PLANEJAMENTO
COORDENAÇÃO
DIREÇÃO
CONTROLE
DE TODAS AS ATIVIDADES (DESDE A ORIGEM ATÉ O CONSUMO FINAL DOS MATERIAIS) RELACIONADAS À AQUISIÇÃO DE MATERIAIS A FIM DE SE CONSTITUÍREM OS ESTOQUES.
Diante destes conceitos, pode-se julgar a assertiva certa, pois, para se evitar que não haja planejamento, coordenação, direção e controle, é primordial que não existam conflitos no ambiente de qualquer empresa.
Desta forma, em relação à questão, são essenciais a coordenação e a direção para que exista uma administração de materiais adequada.
-
Achei um ótimo artigo do prof. Wendell Leo sobre o tema:
A administração de materiais envolve vários departamentos, desde a aquisição até a venda para o consumidor, durante esse processo, é normal surgirem conflitos sobre a quantidade a ser adquirida, o prazo de entrega, os custos envolvidos, veremos agora em sentido estrito, o ponto de vista de alguns departamentos sobre a quantidade de matéria prima a ser adquirida.
Departamento de compras: é a favor de grande quantidade , pois obtém grandes descontos, reduzindo assim, os custos e consequentemente aumentando os lucros.
Departamento de produção: o maior medo deste departamento é que falte MP, pois sem ela a produção fica parada, ocasionando atrasos podendo até mesmo perder o cliente, portanto. Ele é a favor de grande quantidade para produzir grandes lotes de fabricação e diminuir o risco de não ter satisfeita a demanda de consumidores.
Departamentos de vendas e marketing: é a favor de grande quantidade de matéria-prima, pois significa grandes lotes de fabricação e consequentemente, grande quantidade de material no estoque para que as entregas possam ser realizadas rapidamente, o que resultará em uma boa imagem da empresa, aumentará as vendas e consequentemente os lucros.
Departamentos financeiro: è a favor de pequena quantidade de material no estoque, pois a medida que aumenta a quantidade significa:
• alto investimento de capital - caso não venda, este capital fica inativo;
• alto risco - as perdas podem ser maiores, obsolescência,
• altos custos de armazenagem.
A administração de matérias visado harmonizar os conflitos existentes entres os departamentos e para poder determinar a quantidade ideal que deve ter no estoque adota a seguinte política de estoques:
• Estabelece metas para entregas dos produtos aos clientes;
• Quantidade / capacidade dos almoxarifados
• Previsão de estoques
• Lote econômico
• Rotatividade, prazo médio em dias
• Até que nível deverão oscilar os estoques para atender uma alteração de consumo
• Até que ponto será permitida a especulação com estoques, fazendo compra antecipada com preços mais baixos ou comprando
uma quantidade maior para obter desconto.
Em função desses critérios apresentados acima, a administração de materiais irá determinar a quantidade ideal a se ter no
estoque. Portanto, a quantidade ideal a permanecer no estoque é o mínimo, porém, o mínimo necessário para satisfazer a
demanda.
A única coisa que não concordo nessa assertiva, como o colega já comentou acima, é dizer que a área de compras é uma área-fim. No meu entendimento área-fim está relacionada com a atividade principal do negócio, a razão de ser da organização!!
-
Galera,
Concordo com toda a explanação sobre a administração de materiais, simplesmente esclarecedor. Confesso que também fiquei em dúvida quanto à parte de áreas-meio e áreas-fim (e até por isso marquei errada), mas, relendo pela décima vez a questão, parece que o examinador classifica tanto a área de compras quanto a financeira como "área-meio". Vejam: "e as áreas-meio de uma organização, como a área de compras e a área financeira." Pode parecer que é um pouco de forçação de barra, mas me parece a única forma de interpretar a questão como correta.
-
Pessoal, como o colega acima mencionou, é apenas uma questão de interpretação da questão, observem a colocação da vírgula a fim de exemplificar ou enumerar as áreas-meio.
A administração de materiais efetiva visa minimizar o conflito existente entre as áreas-fim (assim como) e as áreas-meio de uma organização (por exemplo), como a área de compras e a área financeira.
Abraço.
-
Diego... acho que vc esta certo... é a única maneira... por isso galera, café e energético antes da prova...
vacilou, só na proxima
-
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
PLANEJAMENTO
OORDENAÇÃO
DIREÇÃO
CONTROLE
DE TODAS AS ATIVIDADES (DESDE A ORIGEM ATÉ O CONSUMO FINAL DOS MATERIAIS)
RELACIONADAS À AQUISIÇÃO DE MATERIAL
A FIM DE SE CONSTITUIREM OS ESTOQUES
Diante destes conceitos, pode-se julgar a assertiva certa, pois, para se
evitar que não haja planejamento, coordenação, direção e controle, é
primordial que não existam conflitos no ambiente de qualquer empresa.
Desta forma, em relação à questão, são essenciais a coordenação e a
direção para que exista uma administração de materiais adequada.
-
Pessoal não se misture tico e teco áreas-fim e as áreas-meio.
Uma área-fim pode ser uma área-meio.
Ex1. área fim de banco é a area finaceira, já área meio compras.
EX2 .área fim de uma casa de câmbio compra e venda.
Não sei se ficou bom o exemplo, mas quem vai definir se a área é meio ou fim é o objetivo principal da empresa.
-
Gente, isso é português puro!!! Interpretação!!!
Presta atenção nesta frase:
Eu viso o bem estar de Miah e Fox, como o de João e Raquel.
Obs.: Miah e Fox são meus gatos, e João e Raquel são meus alunos. Quem nos conhece, entende perfeitamente o que eu quis dizer. Jamais disse com isso que ambos, João e Raquel seriam gatos assim como Miah e Fox.
Atividade-fim é a atividade que identifica a área de uma empresa, na qual são desenvolfidas processos de trabalho que dão característica evidente às ações que por definição constituem o objetivo para o qual a empresa foi criada.
Exp.: Uma empresa Transportadora tem como finalidade principal do negócio o transporte de mercadorias ou pessoas.
Tenho certeza que a questão jamais quis definir a área de compras como área-fim. Por isso a questão está certíssima. Já que um dos objetivos da administração de materiais é dar à empresa um retorno satisfatório do capital investido.
-
Não concordo!
A administração de materiais efetiva visa minimizar o conflito existente entre as áreas-fim e as áreas-meio de uma organização, como a área de compras e a área financeira.
Se COMPRAS E FINANCEIRO são áreas meio, como estão querendo forçar a interpretação, então quais são AS ÁREAS FINS, existe mais de uma?
-
Gente, é no mínimo uma questão de péssima redação...
-
Realmente cheguei a conclusão que é só uma questão de interpretação, pois para interpretarmos que as palavras fim e meio fazem alusão às palavras área de compras e a área financeira, a questão deveria ser redigida, por exemplo, da seguinte forma:
"...o conflito existente entre as áreas-fim e as áreas-meio de uma organização, como (entre) a área de compras e a área financeira."
-
A administração de materiais visa minimizar os conflitos entre áreas-fim e áreas-meio. Área-fim: produção, área-meio:PCP. Compras e financeiro foi apenas uma alusão para identificar a distância entre os setores.
-
Se não fosse pela interpretação,poderia ser pela descrição de Gestão de Compras.
A gestão de compras é uma área relacionada a organização da empresa. Ou seja, mantendo sempre o estoque em dia por um preço adequado as condições da empresa. Isso ajuda a minimizar conflitos como os da questão e os advindos de outros setores.
-
Galera, coloquem o gabarito da questão por favor! não adianta de nada colocar textão de referência e suas opniões acerda do gabarito se não o informarem! O pessoal sem assinatura do site agradece =D
-
Gabarito C
-
tem vez que um comentario do tipo só certo ou errado é bem melhor que esses textoes ai que nao se conclui nada.
-
A área fim (Gestão de compras) objetiva ter MAIS ESTOQUE e isso gera MAIS CUSTO!
A área meio (Gestão financeira) objetiva ter MENOS ESTOQUE para DIMINUIR O CUSTO!
E a administração de materiais visa minimizar esses conflitos sim.
Fonte: Estratégia concursos
GAB CERTO!!!
-
Pessoal, perdoe-me...não estou entendendo mais nada....
Tem um monte de gente aí dizendo que a area fim é a de compras....de onde vcs tiraram isso, pelo amor de Deus...... que eu saiba tanto o setor de compras quanto o financeiro são areas meio da organização...
-
Pra não assinantes: C
-
Certo.
Segundo Chiavenato, os principais desafios da administração de materiais é o armazenamento e a logística para distribuição desses. Por exemplo: área de vendas enseja ter um estoque máximo, a fim de atender a seus clientes, porém, sob o enfoque financeiro, estoque máximo é custo. É aí que entra a administração de materiais: a administração de materiais efetiva visa minimizar o conflito existente entre as áreas-fim (vendas/clientes) e as áreas- -meio de uma organização, como a área de compras e a área financeira.