A primeira escola filosófica , na Grécia Antiga, foi a dos Pré- Socráticos, assim chamados não exatamente por uma questão de cronologia ( “anteriores a Sócrates") mas por conta das inovações estabelecidas pelo pensamento de Sócrates e de Platão. Incluso há “pré-socráticos" que são contemporâneos ou ainda posteriores a Sócrates.
Entre eles há pensadores de Mileto, de Éfeso, de Eléia e de Samos. Um dos mais famosos é Tales de Mileto.
O principal objetivo destes filósofos e sua corrente era entender o universo e os fenômenos da natureza, a partir dos elementos que a própria natureza nos dava a conhecer, eliminando assim a necessidade de recorrer a explicações sobrenaturais.
As escolas pré- socráticas podem ser agrupadas em Escola Jônica Escola Itálica . Escola Pluralista e Escola Eleática
Entre os principais filósofos da escola Jônica estavam Tales de Mileto, Anaxímenes, Anaximandro e Heráclito. Estes pensadores enxergavam o universo de forma estática e buscavam as explicações através de um único elemento fundamental chamado arché. A escola Itálica teve como principal pensador foi Pitágoras de Samos, que afirmava que a formação dos elementos eram possíveis por causa da física, matemática e os números unidos com elementos místicos. Por isso, os números eram os princípios criadores do mundo e de todas as coisas.
Entre os principais pensadores da escola Pluralistas estavam Empédocles, Anaxágoras, Demócrito e Leucido.Diferente de outras escolas, eles afirmavam que a criação de todas as coisas se davam através da união de vários elementos, como para Empédocles, que acreditava serem os quatro elementos, água, ar, fogo e terra, o princípio de tudo.
Por fim, Parmênides e Zenão, se tornaram os principais nome da escola eleática , por não acreditarem num elemento criador, mas sim numa essência eterna e imutável de todas as coisas. E, por isso, a mudança que percebemos é uma apenas uma ilusão.
Desenvolve-se o pensamento do “um" e “é", uma coisa existe e apenas é que ela é. Essa unidade se liga a religião sobre o pensamento de que Deus é perfeito, eterno, não se cria ou se modifica.
Fica claro, então, que embora Tales de Mileto seja um filósofo pré-socrático, a escola de Mileto não abarca a diversidade destes que são chamados de Pré- socráticos. A afirmativa apresentada na questão é incorreta, de acordo com o que é defendido em manuais de Filosofia paea Ensino Médio
Gabarito do Professor: ERRADO.