SóProvas


ID
5444455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

   De fato, não só para agir, mas, mesmo quando não nos propomos nenhuma ação, a vista é, por assim dizer, o que preferimos a todo resto. 

Aristóteles. Metafísica.

Considerando o fragmento de texto anterior e o pensamento de Aristóteles, julgue o próximo item. 

Para Aristóteles, o ser humano tem preferência pela visão porque ela é o sentido que o faz adquirir mais conhecimentos e que lhe mostra o maior número de diferenças. 

Alternativas
Comentários
  • Certo. Aristóteles tinha dessas idéias, basta ver algumas de suas citações. Acertei por dedução.

    APMBB

  • Gabarito : Certo.

  • Gabarito : Certo.

  • Mas o que podemos dizer da relação visão-conhecimento? Para Aristóteles, diferente de alguns de seus predecessores, o conhecimento que alcançamos com nossa visão, é digno de credito. Isso faz Aristóteles ser visto como um empirista por alguns estudiosos, justamente por retornar ao método abandonado por Platão de observação da realidade sensível para se concluir, intuir algo. Sua filosofia, ou melhor, seus estudos, são marcados por experiências e observações relacionadas com o mundo, um exemplo disso é sua obra “História dos animais” contendo um registro de múltiplas e minuciosas observações, que vão desde o habitar natural de cada espécie, à divisão e as diferenças entre as partes dos corpos dos animais.

    Além do seu exemplo pessoal, temos uma bela afirmação (na qual voltaremos) que inicia sua Metafísica que diz:

    “Todos os homens, por natureza, tendem ao saber. Sinal disso é o amor pelas sensações. De fato, eles amam as sensações por si mesmas, independentemente da sua utilidade e amam, acima de todas, a sensação da visão. Com efeito, não só em vista da ação, mas mesmo sem ter nenhuma intenção de agir, nós preferimos o ver, em certo sentido, a todas as outras sensações. E o motivo está no fato de que a visão nos proporciona mais conhecimento do que todas as outras sensações e nos torna manifestas numerosas diferenças entre as coisas.” (Metafísica, A, 980ª – 25).

    http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/aristoteles/wagner.htm

  • Esta é a terceira questão da mesma prova que trata de Filosofia quando o tema deveria ser História, com concentração na Antiguidade Clássica. A questão em pauta tem como objeto o filósofo Aristóteles. Para ele todo conhecimento principia com os sentidos ou as sensações (aisthesis), de maneira que não há “nada no intelecto que não estivesse antes nos sentidos": a sensação, portanto, não é o engano ou a mentira,como diria Platão, por partir das ideias para a criação do “real". Para Aristóteles, as ideias ou os conceitos só são formados a partir do contato com a realidade, através de nossos sentidos, sendo que a visão, segundo ele, o sentido que mais propicia o conhecimento. Aliás, como filho de médico, Aristóteles era um apaixonado estudioso de Biologia. Por conseguinte a afirmativa em pauta está correta 

    Gabarito do Professor: CERTO.