No século II da Era Cristã o Império Romano chegou, ao que sabemos hoje, à sua extensão máxima. De uma cidade no Lácio, na península Itálica, o território romano passou a englobar todas as terras ao redor do Mar Mediterrâneo. Por isso o Mediterrâneo era por eles chamado de Mare Nostrum – Nosso Mar .
Face à vasta extensão e à dificuldade de controle de todo o território, as invasões a terras do Império passaram a ser constantes, gerando disputas contra os povos invasores, o que onerava também a administração do Império. Isso levou a uma nova crise que, somada às invasões bárbaras, levou o imperador Teodósio à propor a divisão do território em duas partes como forma de melhor administrar o poder
O Império Romano foi dividido em 284 d.C. A divisão consistiu em: Império Romano do Ocidente, tendo como capital primeiro Milão e depois Roma. Império Romano do Oriente, com Bizâncio como capital. Teodósio entregou o Império dividido para seus dois filhos: Honório e Arcádio, que tornaram a divisão permanente.
O Império do oriente passou a ser conhecido como Império Bizantino, tendo sobrevivido à parte ocidental por volta de dez séculos.
Roma caiu em 476 – século V – e Bizâncio, já denominada Constantinopla, só foi tomada pelos turcos otomanos em 1453 – século XV.
Embora haja publicações específicas sobre história do Império Bizantino, manuais de História Geral para o estudo da questão em pauta.
A afirmativa apresentada está correta.
Gabarito do Professor: CERTO.