O Império Bizantino nasceu da divisão do Império Romano, no ano de 395, em Império Romano do Oriente, com capital em Constantinopla e Império Romano do Ocidente, com capital em Milão.
A cidade de Constantinopla, antes denominada Bizâncio, havia sido rebatizada pelo Imperador Constantino no ano de 330. Atualmente, a cidade recebe o nome de Istambul.
Por esta razão, o Império Romano do Oriente passou para a história como “Império Bizantino”. Sua extensão territorial compreendia a Península Balcânica, a Ásia Menor, a Síria, a Palestina, o norte da Mesopotâmia e o nordeste da Ásia
Enquanto no Ocidente, o Império Romano desapareceu por conta das invasões de diversos povos, o Império Bizantino conseguiu manter sua unidade e seus habitantes chamavam-se a si mesmo de romanos.
Durante a Baixa Idade Média (séculos X a XV), além das pressões dos povos e impérios nas suas fronteiras orientais e perdas de territórios, o Império Bizantino foi alvo da retomada expansionista ocidental. A Quarta Cruzada foi particularmente nociva à Constantinopla. Ao invés dos cruzados atacarem Jerusalém, preferiram guerrear contra um império cristão e ainda instalaram ali o Patriarcado Latino.
Com a expansão dos turcos-otomanos no século XIV, tomando os Bálcãs e a Ásia Menor, o império acabou reduzido à cidade de Constantinopla.
O predomínio econômico das cidades italianas ampliou o enfraquecimento Bizantino, que chegou ao fim em 1453, quando o sultão Maomé II destruiu as muralhas de Constantinopla com poderosos canhões.
https://www.todamateria.com.br/imperio-bizantino/
Não é por conta desta questão que a prova foi anulada porque ela está enunciada de forma correta e a resposta é adequada.
De fato, Constantinopla, hoje Istambul, foi a rica e cosmopolita capital do Império Bizantino, que havia sido o Império Romano do Oriente. A divisão do território romano em dois aconteceu em 395 – século IV – durante o governo do imperador Teodósio. Seus filhos reafirmaram e solidificaram a divisão em dois impérios. O do ocidente entrou em colapso no século V e o do oriente sobreviveu até o século XV, quando Constantinopla caiu nas mãos dos turcos otomanos.
Foram muitos os povos que lutaram contra os otomanos entre os séculos XIII e XX de sua existência. Mas, mesmo que em algum momento os bizantinos tenham conseguido fazer face aos otomanos durante a idade média , o Império Bizantino caiu perante o Império Otomano no século XV. Mais especificamente em 1453.
A afirmativa apresentada está incorreta.
A bibliografia sobre idade média, para Ensino Médio, normalmente trata a história do império Bizantino de forma superficial. Há que buscar informações em publicações específicas como o clássico História do Império Bizantino de Mário Curtis Giordani.
Gabarito do Professor: ERRADO.