SóProvas


ID
5444500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

   Foi durante uma onda de calor em Sydney, na Austrália, que a meteorologista paraibana Micheline Coelho sentiu na pele um dos impactos mais sutis, mas nem por isso menos importante, dos extremos meteorológicos causados pela mudança do clima. Naquele dia de janeiro de 2020, os termômetros chegaram a quase 49 ºC à sombra. “O mal-estar foi instantâneo”, lembra a pesquisadora. “Fatores como baixa umidade do ar e altas temperaturas provocam alterações no metabolismo no corpo humano, interferindo nas funções cardiovascular e renal e no controle da pressão arterial, assim como nos níveis plasmáticos de hormônios como o cortisol e o hormônio tireoideano”, explica Coelho.
   Sabe-se que a temperatura média global subiu 1,1 ºC desde o final do século XIX e que eventos extremos, como grandes estiagens, inundações bruscas e deslizamentos de terra, devem tornar-se mais frequentes nas próximas décadas. Mas, pelo menos no que diz respeito ao calor, as consequências já são realidade, de acordo com os resultados. “Nossa pesquisa mostra que as mudanças climáticas já provocam graves efeitos sobre a saúde, sobretudo em áreas urbanas”, ressalta Coelho.

Internet: <https://revistapesquisa.fapesp.br> (com adaptações). 

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.


Como as plantas realizam a fotossíntese, essencial para a absorção de gás carbônico atmosférico, as consequências das mudanças do clima, como o calor, são mais intensas nas áreas urbanas, porque há menos áreas arborizadas dentro das cidades, em comparação com as áreas rurais. 

Alternativas
Comentários
  • ( C )

  •  “Nossa pesquisa mostra que as mudanças climáticas já provocam graves efeitos sobre a saúde, sobretudo em áreas urbanas”, ressalta Coelho.

    No texto motivador a ( resposta )

  • Ilhas de calor

    → Fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização.

    → Nestas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas.

    → Grande concentração de asfalto (ruas, avenidas) e concreto (prédios, casas e outras construções), concentra mais calor, fazendo com que haja absorção de calor pelo asfalto, paredes de tijolo ou concreto, telhas de barro e de amianto, assim, a temperatura fica acima da média dos municípios da região.

    Umidade relativa do ar fica baixa

    Falta de áreas revestidas de vegetação, prejudicando o albedo, o poder refletor de determinada superfície (quanto maior a vegetação, maior é o poder refletor) e logo levando a uma maior absorção de calor.

    → Impermeabilização dos solos pelo calçamento e desvio da água por bueiros e galerias, o que reduz o processo de evaporação, assim não usando o calor, e sim absorvendo.

    → Concentração de edifícios, que interfere na circulação dos ventos.

    → Poluição atmosférica que retém a radiação do calor, causando o aquecimento da atmosfera (Efeito Estufa).

    → Utilização de energia pelos veículos de combustão interna, pelas residências e pelas indústrias, aumentando o aquecimento da atmosfera.

  • Bora analisar o conceito de Ilhas de calor:

    "Consistem no fenômeno climático que acontece principalmente nas grandes cidades. Esse fenômeno acontece devido à concentração de asfalto, ruas, avenidas e concreto (prédios, casas e outras construções). Nestas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas."

    Logo, item C.

  • Questões sobre impactos ambientais demandam conhecimentos amplos sobre diversas áreas da Geografia e ciências associadas além da capacidade de relacionar tudo ao tema proposto. Sobre a importância da vegetação para o controle do calor em áreas urbanas julgamos a afirmativa a seguir. 

    Análise do item:

    Áreas urbanas são mais suscetíveis aos efeitos de ondas de calor devido a menor presença de vegetação que reduz os efeitos do calor extremo. O aumento da vegetação em áreas urbanas já é tendência mundial com práticas como terraços jardins, jardins verticais, telhados verdes, além de formais mais tradicionais como  parques, praças e ruas arborizadas. 

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO




  • O mecanismo por trás das ilhas de calor é bastante simples. Durante o dia, as superfícies presentes nas cidades absorvem o calor irradiado pelo . Algumas dessas superfícies, em função das propriedades do material de que são formadas e também pela sua coloração mais escura, tendem a absorver maior quantidade de calor do que outras.

    Em contrapartida, elas possuem baixa capacidade de dissipação de energia, o que auxilia no aquecimento do ar próximo. O calor emitido pelas atividades humanas, mais intensas durante o dia, contribui também para esse aumento de temperaturas, que pode proporcionar uma diferenciação de 3 ºC até 7 ºC em relação à zona rural.

    Durante a noite, quando comumente ocorre a maior dissipação de energia, o calor fica aprovisionado próximo da superfície em decorrência da  e do curto espaçamento entre as edificações, que impede a circulação do ar. Com isso, o fenômeno da ilha de calor é perceptível nas cidades mesmo após o anoitecer.

  • Gabarito : Certo.