SóProvas


ID
5445232
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

No que se refere ao Código Penal e ao Decreto n.º 37.042/1996, o qual aprova o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Alagoas, julgue o item que se segue.


Para efeitos penais, as aeronaves brasileiras de natureza pública, onde quer que se encontrem, são consideradas extensão do território nacional.

Alternativas
Comentários
  • Correto

    Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as embarcações e as aeronaves brasileiras (matriculadas no Brasil), mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, em alto-mar ou no espaço aéreo correspondente (art. 5°, § 1°, CP). É também aplicável a lei brasileira aos crimes cometidos a bordo de aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no território nacional ou em voo no espaço aéreo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil (art. 5º, § 2°, CP). 

  • GAB C

    Art 5,§ 1º, CP- Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar.

  • Gabarito: CERTO

    Embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro = onde quer que se encontrem.

    Aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada = que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar. esse "correspondente", corresponde ao ALTO MAR, ou seja "terra de ninguém" também, que não faz parte de território estrangeiro) -------------- é extensão do território brasileiro. Aplica-se o princípio da bandeira que ostenta.

  • Correto

    Trata-se de um caso de territorialidade por extensão encontrado no art. 5º, § 2°, CP. Para efeitos penais, embarcações e aeronaves públicos do Brasil ou a serviço dele em outro país aplica-se a lei brasileira caso haja um crime a bordo.

  • CERTO

    Perguntinha de segunda fase:

    Trata-se de extraterritorialidade incondicionada  a hipótese de aplicação da lei penal Brasileira aeronave ou embarcação brasileira públicas ou a serviço do governo brasileiro?

    Não, constituem extensão do território nacional.

    Art. 5º, § 1º - Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar. 

    Bons estudos!!

  • Consideram-se como extensão do território nacional: Embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo ( onde quer que se encontrem), bem como as aeronaves brasileiras, mercantes ou de propriedade privada ( no espaço aéreo ou no alto-mar).

  • Território brasileiro por extensão/assimilação ou impróprio.

  • § 1o - Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem

  • Gabarito : Certo.

  • A questão versa sobre os limites territoriais de aplicação da lei penal brasileira. Em regra, a lei penal brasileira é aplicada à infração penal ocorrida em território nacional, consoante determina o artigo 5º do Código Penal. O § 1º do aludido dispositivo legal estabelece que: “Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar". Assim sendo, constata-se que a assertiva é parte do dispositivo legal transcrito. No mais, vale destacar a possibilidade de aplicação da lei penal brasileira em crimes ocorridos fora do território brasileiro, consoante previsão contida no artigo 7º do Código Penal.

     

    Gabarito do Professor: CERTO

  • Levando em conta, a aplicação da lei penal no espaço, embarcações e aeronaves brasileiras de direito PÚBLICO serão consideradas extensão do território nacional, aonde estiverem,

    Vale lembrar, embarcações e aeronaves brasileiras de direito PRIVADO, não possuem extraterritorialidade.

  • Gabarito: Certo.

    Art. 5º, § 1º, CP - Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar.

  • Considera-se como extensão do Território Nacional;

    1. embarcações e aeronaves brasileiras de NATUREZA pública
    2. A serviço do GOVERNO brasileiro onde quer que se encontrem
    3. bém como as aeronaves e às embarcações brasileirad:MERCANTES OU DE PROPRIEDADE PRIVADA (QUE SE ACHEM RESPECTIVAMENTE NO ESPAÇOCORRESPONDENTE OU EM ALTO -MAR.
    4. EM ALTO MAR USA SE A LEI DA BANDEIRA OU PRINCÍPIO DO PAVILHÃO.
  • Apenas com a literalidade do artigo é possível responder essa questão.

    Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar.