SóProvas


ID
5445349
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de Extrema - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

De acordo com a Emenda Constitucional nº 20, que modifica o sistema de previdência social, estabelece normas de transição e dá outras providências, analise as proposições seguintes.

I. A gratificação natalina dos aposentados e pensionistas terá por base o valor dos proventos do mês de dezembro de cada ano.
II. É assegurada aposentadoria no regime geral de previdência social: trinta e cinco anos de contribuição, se homem, e trinta anos de contribuição, se mulher.
III. Para efeito de aposentadoria, é vedada a contagem recíproca do tempo de contribuição na administração pública e na atividade privada, rural e urbana, não podendo haver compensação entre diversos regimes previdenciários.
IV. Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, não poderão exceder a remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão.

Estão corretas as proposições contidas em

Alternativas
Comentários
  • gabarito C, mas está desatualizada

  • Não tem mais gabarito para essa questão, pois o item II está desatualizado.

    Com o advento da EC 103/2019 excluiu-se a Aposentadoria “POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO” e “POR IDADE”.

    Agora o benefício deve preencher os 02 requisitos: IDADE e TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO.

    Requisitos p/ os FILIADOS APÓS 13/11/2019:

    HOMEM: 65 anos de idade + 20 anos de contribuição.

    MULHER: 62 anos de idade + 15 anos de contribuição.

    Para os ANTERIORMENTE FILIADOS, o TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO será de 15 anos.

  • Art. 201 -§ 6º da CF/88: A gratificação natalina dos aposentados e pensionistas terá por base o valor dos proventos do mês de dezembro de cada ano.         

  • Para responder a presente questão são necessários conhecimentos sobre a previdência social, em especial o previsto na Constituição Federal.

     

    I- A assertiva está de acordo com o previsto no art. 201, § 6º da Constituição.

     

    II- A assertiva estava de acordo com o previsto no art. 201, § 7º, inciso I da Constituição, anterior a Emenda Constitucional nº 103/2019. Atualmente, a redação vigente é: obedecidas as seguintes condições, 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e 62 (sessenta e dois) anos de idade, se mulher, observado tempo mínimo de contribuição.

     

    III- É assegurada a contagem recíproca, inteligência do art. 201, § 9º da Constituição.

     

    IV- A assertiva estava de acordo com o previsto no art. 201, § 2º da Constituição, anterior a Emenda Constitucional nº 103/2019. Atualmente, a redação vigente é: Os proventos de aposentadoria não poderão ser inferiores ao valor mínimo a que se refere o § 2º do art. 201 ou superiores ao limite máximo estabelecido para o Regime Geral de Previdência Social, observado o disposto nos §§ 14 a 16.

     

    Dito isso, as assertivas I, II e IV estão corretas.

     

    Gabarito do Professor: C

  • Emenda Constitucional Nº 20 /1998

    I. A gratificação natalina dos aposentados e pensionistas terá por base o valor dos proventos do mês de dezembro de cada ano. Art. 201 § 6º

    II. É assegurada aposentadoria no regime geral de previdência social: trinta e cinco anos de contribuição, se homem, e trinta anos de contribuição, se mulher. Art. 201 § 7º I

    III. Para efeito de aposentadoria, é vedada a contagem recíproca do tempo de contribuição na administração pública e na atividade privada, rural e urbana, não podendo haver compensação entre diversos regimes previdenciários. Art. 201 § 9º

     IV. Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, não poderão exceder a remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão. Art. 40 § 2º

    O item III da questão é o único que está incorreto, pois para efeito de aposentadoria, é assegurada e não VEDADA como informa no item III

    Gabarito: C

  • Para efeito de aposentadoria, assegura-se a contagem recíproca do tempo de contribuição na administração pública e na atividade privada, rural e urbana, hipótese em que os diversos regimes de previdência social se compensam financeiramente, segundo critérios estabelecidos em lei, visto que a contagem recíproca constitui um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988 (CF) e o acerto de contas que deve haver entre os diversos sistemas de previdência social não interfere na existência desse direito, sobretudo para fins de aposentadoria
  • QUESTÃO DESATUALIZADA!

  • q concursos vacilando hein, coloquei no filtro para excluir as desatualidas e continuou essa questão