SóProvas


ID
5447146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Quanto aos documentos digitais arquivísticos, julgue o item que se segue.


Define-se como fixidez de um documento arquivístico digital a característica segundo a qual esse documento não é passível de nenhum tipo de variabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Segundo o Glossário da CTDE, a fixidez é a "qualidade de um documento que assegura a forma fixa e o conteúdo estável."

    Quando abordamos os documentos digitais, temos a Variabilidade Limitada. Segundo o Glossário da CTDE:

    "Característica de um documento arquivístico digital pela qual mudanças na apresentação de sua forma e/ou conteúdo são limitadas e controladas por meio de regras fixas, de maneira que a mesma consulta ou interação gere sempre o mesmo resultado."

    Assim, no documento digital há uma variabilidade limitada.

    Sigam no Instagram: @mundodaarquivologia

  • Forma fixa: o documento apresenta a mesma aparência ou apresentação que tinha quando foi armazenado.

  • JUSTIFICATIVA DA BANCA

    ERRADO. A fixidez prevê que o documento arquivístico tem uma forma fixa e um conteúdo estável. A fixidez evoluiu para contemplar a flexibilidade do ambiente tecnológico. Isso significa que, apesar de o conteúdo permanecer imutável, a forma fixa passa a ser interpretada dentro de uma variabilidade limitada. Assim, define-se como fixidez a qualidade de um documento arquivístico que assegura que suas apresentações documentais são limitadas e controladas por regras fixas e um armazenamento estável do conteúdo, da forma e da composição, de modo que a mesma interação, pesquisa, busca ou atividade por parte do usuário sempre produza o mesmo resultado.

  • Conteúdo estável: característica de um documento arquivístico que torna a informação e os dados nele contidos imutáveis e exige que eventuais mudanças sejam feitas por meio do acréscimo de atualização ou da produção de uma nova versão.
  • A fixidez prevê que o documento arquivístico tem uma forma fixa e um conteúdo estável.

    A fixidez evoluiu para contemplar a flexibilidade do ambiente tecnológico. Isso significa que, apesar de o conteúdo permanecer imutável, a forma fixa passa a ser interpretada dentro de uma variabilidade limitada. Assim, define-se como fixidez a qualidade de um documento arquivístico que assegura que suas apresentações documentais são limitadas e controladas por regras fixas e um armazenamento estável do conteúdo, da forma e da composição, de modo que a mesma interação, pesquisa, busca ou atividade por parte do usuário sempre produza o mesmo resultado.